A Prefeitura de Itabuna, por meio das secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente e Infraestrutura e Urbanismo, realizou ato de compensação ambiental na sexta-feira passada, dia 19, devido à retirada de duas árvores para as obras de requalificação da Praça Tancredo Neves, na rotatória do Banco Raso que estão em andamento. A atividade também serviu para a educação ambiental.

“Esse ato foi marcado para que houvesse a compensação ambiental das árvores suprimidas, como meio de atendimento ao Código Florestal Brasileiro. Viemos plantar mudas de espécies nativas, pois houve danos no sistema radicular de algumas plantas que não teriam como sobreviver. Então, por recomendação técnica tiveram que ser removidas”, informou a diretora do Departamento de Licenciamento e Fiscalização Ambiental da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Cilene Nascimento Souza.

O secretário Moacir Smith Lima declarou que a supressão ocorreu depois da emissão de laudo técnico. “Nós da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente fizemos um levantamento e estamos trabalhando para executar um plano para a retirada de algumas árvores que não podem estar dentro do perímetro urbano, como os coqueiros, mangueiras, amendoeiras e figueiras que na maioria das vezes acabam com as estruturas de pavimentação por terem raízes superficiais e fortes”, explicou.

Já o secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr,  destacou a importância da ação de compensação ambiental da Prefeitura. “Estamos plantando 15 árvores para compensar as que tiveram que ser retiradas. É muito importante pensarmos no meio ambiente”, disse, acrescentando que as mudas foram plantadas ao longo das margens do Rio Cachoeira, nos bairros Jardim Vitória e Góes Calmon, e na Praça Laura Conceição, no centro da cidade.

O secretário relatou que por conta das fortes chuvas das últimas semanas, houve um atraso na obra da rotatória e agora a previsão é que seja finalizada nas próximas semanas. “Estreitamos a rotatória e ampliamos a pista de rolamento, visando à mobilidade do trânsito da cidade”, pontuou.

O ato também teve a participação das engenheiras civis Anne Karollyne e Gerusa Lima Alves, dos arquitetos e urbanistas Wellington Santana e Aline Fiuza, da bióloga Alana Couto Ribeiro, e do diretor de Transportes da Secretaria de Transportes e Trânsito (Settran), Cleriston da Silva Sérgio.