A secretaria municipal de Educação, Esporte e Lazer da Prefeitura de Ilhéus (Seduc) continua com a programação não presencial nas 54 unidades escolares para a prestação educacional aos mais de 22 mil alunos matriculados, conforme a primeira etapa da proposta pedagógica. O planejamento atende a educação infantil, o ensino fundamental, a educação de jovens e adultos (EJA) e a educação especial.

De acordo com o corpo técnico da pasta, essa primeira etapa acontece de forma não presencial com roteiros de aprendizagens, livros didáticos, atividade permanente de leitura, livros de literatura infanto juvenil e atividades impressas como materiais de apoio aos estudos.

“Nesta semana, os pais se dirigem às unidades escolares apenas para devolver as atividades de todas as disciplinas que os alunos responderam e que foram passadas na última quinzena, quando atividades impressas ou no livro foram entregues. No momento da devolução dessas atividades respondidas, um novo roteiro de aprendizagem é entregue com novas tarefas para os alunos. As escolas repassam o cronograma para os pais pelas redes sociais da escola e via grupos de Whats App, para não aglomerar”, explicou a chefe de Divisão Pedagógica, Cristiane Venturin.

As atividades estão sendo entregues nas escolas a cada 15 dias. Para facilitar o processo nas escolas do campo, a Seduc disponibiliza o Caminho da Escola, um ônibus escolar para o deslocamento do professor para a zona rural.

Plano de ação – A ações de atendimento às famílias estão presentes em todas as etapas com os professores trabalhando 3 dias por semana na escola, incluído o planejamento, com uma jornada de 40 horas semanais.

O plano envolve fase de três meses na etapa 1. No sistema híbrido, a partir da etapa 2, os alunos terão aula presencial na escola e atividade para casa, durante três meses, após a etapa 1. A etapa 3 segue em sistema híbrido, 15 dias após a etapa 2, se repetindo deste modo até a etapa 6.

São formados grupos para atendimentos em semanas intercaladas e, nas salas de aula, as carteiras estarão distanciadas uma da outra. Todas as unidades escolares de Ilhéus foram adequadas de acordo com os protocolos sanitários com a instalação de pias para higienização das mãos, dispenses de álcool em gel e termômetro para aferição do público escolar.