O problema do lixo em Itabuna é grave. Um grande desafio que o prefeito Augusto Castro tem pela frente. Por isso, o governador Rui Costa pediu que direcionasse atenção diferenciada e que tratasse deste problema que engloba a região sul da Bahia com muito carinho”. A declaração foi dada pelo secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Nelson Pellegrino (PT-BA) no Seminário sobre Resíduos Sólidos, que reuniu prefeitos e líderes regionais no Teatro Candinha Dórea, na manhã desta quinta-feira, dia 11.

O encontro ampliou as discussões sobre a destinação final de resíduos sólidos, com a inclusão de Itabuna e Ilhéus no Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul, integrado por 13 municípios. O presidente do Consórcio e prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, que participou do encontro, afirmou que é inviável para apenas uma cidade resolver o grave problema do lixo. Por isso, defendeu a união dos municípios em torno da causa comum.

Ele lembra que Itabuna e Ilhéus, as duas maiores cidades da região sul do Estado, podem ser protagonistas, além de referência para outros municípios regionais de menor porte. “É preciso se pensar no bem comum regional, com todos sendo beneficiados, principalmente por que se trata de uma questão que envolve a saúde pública”, disse Antônio de Anízio.

A secretária municipal de Planejamento, Sônia Maria César Fontes, que representou o prefeito de Itabuna, Augusto Castro, reafirmou a preocupação da atual gestão em resolver a questão do destino final dos resíduos sólidos no município. Ela destacou que em janeiro passado já havia sido feito um diagnóstico sobre a situação do lixo e sobre a viabilidade de participação de Itabuna e Ilhéus no Consórcio. “Sem dúvidas, é um momento histórico para o sul da Bahia, porque estamos trabalhando pelo bem coletivo de nossa região”.

O encontro contou com a presença de prefeitos, secretários municipais e de diretores de órgãos ambientais de vários municípios do sul da Bahia, do deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), do presidente da Amurc e prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral (PSD), e de integrantes da Administração municipal, a exemplo do vice-prefeito de Itabuna, Enderson Guinho (Cidadania); secretários de Governo, Josué Brandão Júnior, e de Relações Institucionais e Comunicação, José Alcântara Pellegrini; e do coordenador-geral de Comunicação, Afonso Dantas.

Além de ampliar o debate em relação à implantação de um aterro sanitário coletivo, significou o compromisso da Prefeitura de Itabuna com a desativação do lixão que tem sido motivo de debates com a Defensoria Pública do Estado da Bahia, e de encontro dos prefeitos Augusto Castro e seu colega Mário Alexandre Souza, que mantiveram encontro com o secretário Nelson Pellegrino em janeiro sobre o tema.