A abertura do Seminário Internacional de Teatro – O Corpo Cênico movimentou a noite de terça-feira, dia 2, na Biblioteca Municipal Adonias Filho, no centro de Ilhéus. O evento contou com a presença de público expressivo e de autoridades do município, como o prefeito em exercício, Carlos Machado (Cacá), o secretário de Cultura, Paulo Atto, e o presidente do Conselho Municipal de Cultura, André Rosa.

Para o prefeito Cacá, a realização desse evento, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, através do Fundo de Cultura do Município, demonstra uma preocupação dos gestores com a formação, aprimoramento e valorização dos artistas locais. Durante a mesa de abertura, o titular da Secult, Paulo Atto, declarou que a iniciativa, “além de aprofundar as discussões sobre os variados estudos acerca do corpo cênico, promove o intercâmbio de técnicas, de experiências criativas e a capacitação dos participantes, que é um dos principais objetivos da Secult desde o início da gestão”.

Após o ato, a diversão ficou por conta dos palhaços da Família Vagamundi, com o espetáculo “Desencaixados”, que arrancou gargalhadas de crianças e adultos presentes. Simultaneamente, ocorreu o workshop “O Corpo Cênico – uma experiência de contaminação de linguagens e culturas”, com a professora dançarina italiana Loona Tirabasi, com um público diversificado composto por bailarinos, estudantes de teatro e amantes das artes cênicas.

Nesta quarta, dia 3, a partir das 18h30, será realizada segunda parte do trabalho, na qual a Loona Tirabasi ensinará ao aluno a utilizar o próprio corpo como material para gerar conteúdos e, assim, restituir as sensações vivenciadas para aviar uma experimentação de improvisação de corpo/movimento.

A programação, totalmente gratuita, continua na tarde desta quarta-feira, dia 3, a partir das 14h, com a mesa redonda com tema “Corpo que dança e corpo que fala” será composta por Sôanne Marry, bacharel e licenciada em Educação Física, dançarina e bailarina e Loona Tirabasi, italiana, formada em Ciências da Educação pela Universidade “Roma Tre”, com mediação do secretário de cultura Paulo Atto.

Em seguida, às 15h, o tema discutido será “Work-demonstration – Dramaturgia do Corpo”, com Rafael Magalhães, ator e produtor do Oco Teatro Laboratório, membro do grupo internacional VIDENES BRO/Ponte dos Ventos, com sede na Dinamarca. Atualmente, é Gerente de Promoção Cultural da Fundação Gregório de Matos em Salvador.