Em Canavieiras, a equipe do Setor de Iluminação da Secretária Municipal de Obras e Transportes vem realizando melhorias nos equipamentos de iluminação pública na sede da cidade e no interior.  O prefeito Almir Melo afirma que o objetivo dos serviços é garantir ruas mais iluminadas e, consequentemente, mais segurança e tranquilidade para a população. “A cada semana um conjunto de ruas recebe a visita dos eletricistas, que examinam as condições dos equipamentos”, destaca o prefeito.

Informa o chefe do Setor de Iluminação Pública, Ubirajara Magnavita, que a manutenção do sistema é feita constantemente com a finalidade de manter a cidade e o interior bem iluminados. “As melhorias no setor incluem trabalhos de inspeção, manutenção e reparos, tanto na iluminação pública ornamental quanto na convencional. Entre os serviços realizados frequentemente estão à troca de lâmpadas, braços, reatores, cabos e implantação de postes, entre outros   essenciais para uma boa qualidade na iluminação pública”, explica Ubirajara.

De acordo com o secretário Municipal de Obras e Transportes, Lucas Rodrigues Muccini, a equipe do setor de iluminação está buscando atender todas as  demandas relativas à iluminação convencional dentro do prazo estabelecido. “Na última terça-feira (4), nossa equipe esteve na avenida Beira-Mar, no lado norte da Praia da Costa, colocando lâmpadas, braços e refletores e na quarta-feira (5), trabalhamos no interior – Pimenteiras e Perelândia – fazendo o trabalho de substituição de antigas lâmpadas e instalação de outras novas”, disse Ubirajara.

A avenida Tucunaré, no lado Sul do bairro da Atalaia, que logo será beneficiada com o calçamento referente à obra de urbanização da Praia da Costa,  está completamente iluminada. “Com este trabalho,, feito de forma continuada, melhoramos as condições de iluminação pública de todos os bairros da cidade, contribuindo para aumentar a segurança nestes locais, melhorando, desta forma, o bem-estar da população”, explica Ubirajara.

De acordo com o secretário, além da queima das lâmpadas, outros acessórios também sofrem o desgaste e ação do tempo, principalmente em Canavieiras, que sofre com os efeitos da maresia. “Os componentes elétricos e eletrônicos geralmente são muito sensíveis, daí o desgaste mais rápido nas cidades à beira-mar”, relata o secretário.

Em junho, o serviço de iluminação pública de Canavieiras ganhou nova dinâmica com a contração de um caminhão aparelhado com plataforma de elevação para trabalho em altura através de sistema hidráulico, equipado com cesto em polietileno. O equipamento possui mais mobilidade para ampliar a manutenção nos pontos de iluminação, inclusive os postes mais altos.