A Prefeitura de Ilhéus não para de investir em seu quadro de colaboradores para o aprimoramento da rede municipal de Saúde em Ilhéus. Foi aberta nesta quarta-feira (22), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), no centro, a Oficina de Vigilância em Saúde do Trabalhador, voltada para médicos e enfermeiros da atenção básica do município. São quatro turmas nos períodos manhã e tarde, das 8 às 17h, com aulas ministradas pela coordenadora do Núcleo de Saúde do Trabalhador, Fernanda Jovita. A programação prossegue na quinta-feira (23).

O diretor municipal da Vigilância da Saúde, Gleidson Santana, explica que esses trabalhadores, normalmente, identificam que estão doentes, porém não conseguem relacionar muitas vezes que esta doença está relacionada ao trabalho, se é uma doença ocupacional, ou eventual, e assim agir preventivamente”. Santana ressalta que as doenças que mais atingem os trabalhadores são depressão, transtorno e ansiedade, doenças ligadas à mente e emoções. “Soma-se ainda o estresse diário oriundo das pressões no trabalho”, conclui.

Na visão de Fernanda Jovita, para muitos casos é preciso traçar um perfil epidemiológico. “A gente fica inerte nas ações de controle, educação e saúde”, relata. Ela também chama a atenção para as baixas notificações, a fim de obter conhecimento de qual ou quais doenças sofridas pelo trabalhador. “O papel da Vigilância é ir ao ambiente de trabalho e orientar com prevenção, mostrando dados importantes para realizar as ações”, alertou Fernanda.