Partidos de oposição, movimentos sociais e centrais sindicais farão, no próximo sábado (19), mais uma mobilização nacional para pedir, dentre outras pautas, o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 até o fim da pandemia.

Segundo os organizadores, o objetivo é que os atos sejam maiores que os protestos do dia 29 de maio e tenham ampla adesão nas grandes cidades do país, dentre as quais as principais capitais. Na Bahia, além de Salvador, municípios como Feira de Santana, Paulo Afonso, Jequié e Jacobina já confirmaram participação nos eventos (veja abaixo a lista das cidades). Na capital baiana está prevista uma passeada, a partir das 14h, com saída do Largo do Campo Grande até o Farol da Barra.

Sob o mote “Fora, Bolsonaro”, os protestos também se posicionarão contra os cortes na educação, a reforma administrativa e as privatizações.

Representantes dos movimentos envolvidos orientam, no entanto, que quem for às ruas use máscara, álcool em gel e mantenha o distanciamento social durante as manifestações.

“Sabemos dos riscos da pandemia. Riscos a que se submete a maioria do povo todos os dias na batalha pela sobrevivência. Riscos que só são superados pela presença nefasta de Bolsonaro à frente do governo. Por isso podemos e devemos participar, tomando todos os cuidados para evitar contaminação. Aqueles que não tiverem condições de ir às ruas, devem se manifestar de onde estiverem, nas redes, nas janelas, nos portões”, diz um texto do Partido dos Trabalhadores dirigidos à militância.

Abaixo, as cidades baianas com atos já confirmados:

BA – Salvador – Largo do Campo Grande até Farol da Barra | 14h
BA – Jacobina – Praça do Garimpeiro | 8h30
BA – Jequié – Praça Ruy Barbosa | 9h
BA – Feira de Santana – (horário e local não informados)
BA – Paulo Afonso – Carreata | 9h (local não informado)
BA – São Luís do Curu – saída de ônibus rumo à Fortaleza (horário e local não informados)
BA – Serrinha –  Carreata | 14h (local não informado)