Uma boa notícia para os prefeitos baianos é que o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Silvio Pinheiro, autorizou, neste mês de dezembro, o repasse de R$ 66 milhões para mais de 280 municípios no estado da Bahia. O compromisso foi assumido durante o FNDE em Ação, que aconteceu esse mês em Salvador, quando Pinheiro se comprometeu a encerrar o ano com todos os pagamentos de obras do estado concluídos.

Para isso, foram feitos levantamentos de todas as prefeituras que tinham recurso a receber e, durante todo o mês, os repasses foram sendo efetivados. Na sexta-feira, 29, os pagamentos foram concluídos e, com recursos já disponíveis, os gestores municipais podem começar a aplicá-los. Além do investimento em obras como a construção de creches e escolas, quadras poliesportivas e coberturas de quadras, também foram liberados recursos para aquisição de ônibus escolares e equipamentos como brinquedotecas, mobiliários, kits de cozinha, toda parte de infraestrutura física e tecnológica.

“Quando se faz uma gestão comprometida com resultados e com o público final da política pública, você consegue alcançar resultados eficientes. Mesmo num cenário de restrição orçamentária, nós conseguimos, neste um ano que estou à frente do FNDE, organizar a casa para encerrarmos o ano com todas as contas pagas.

Não existe milagre nisso, existe comprometimento e zelo com as necessidades do povo brasileiro” afirmou Pinheiro, acrescentando que o ano de 2018 será um ano de muitas oportunidades para os gestores municipais, e alertando para que os técnicos estejam atentos aos prazos de prestação de contas dos investimentos feitos em 2017, para continuarem aptos a recebê-los no próximo ano.