Próximo dia 06 de setembro, a partir das 17 hs no Plenário da Câmara de Vereadores acontece a posse do novo Presidente do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus, STERT-I. Manoelito Puentes asume o lugar do títular Pedro Oliveira, que renunciou ao cargo.

Segundo Manoelito Puentes informou ao JORNAL DO RADIALISTA, a secretaria do STERT-I já iniciou a entrega dos convites e fez a comunicação oficial aos agraciados que receberão o Diploma Amigo do Rádio – Troféu Zé Tiro-Seco, em homenagem a um dos ícones da radiodifusão ilheense, já falecido, que foi um grande abnegado da imprensa falada.

Resultado de imagem para sindicato dos radialistas de ilheus

“Serão homenageados 15 pessoas/autoridades e/ou empresas que ao longo de suas vidas se dedicaram ao rádio ou colaborou pelo engradecimento da comunicação local, sempre se colocando a disposição, divulgando e apoiando a entidade representativa”, afirmou o futuro presidente sindical.

Manoelito Puentes assume o Sindicato num momento difícil da categoria. Sem recursos, taxa altíssima de inadimplência dos associados e falta de apoio dos seus próprios membros. “Precisamos conquistar nossos associados, criar uma campanha de novas filiações e ter o que oferecer aos nossos radialistas”. Continuou Manoelito: “Precisamos visitar todas as emissoras, rever todos os acordos coletivos desde 2018, e fazer com que o patronato cumpra com suas obrigações. Carteira Assinada; pagamento de horas extras; adicional noturno; abono junino; férias vencidas; 13º salário na sua respectiva data de vencimento: recolhimento do INSS e FGTS; entrega da RAIS; pagamento de salários dentro do prazo que determina a lei; realização de exames médicos admissionais, períodicos e demissionais; exigência e fiscalização do registro profissional e, acabar de vez com a pejotização na radiodifusão ilheense”, finalizou Puentes.

Existem na cidade de Ilhéus três emissoras AM: Rádio Cultura de Ilhéus, fundada em 08/01/1950 por Alceu Nunes (Hoje pertence ao grupo Record); Rádio Santa Cruz, fundada em 12/12/1959 por Osvaldo Bernardes (Hoje pertence a um grupo de sócios); Rádio Bahiana de Ilhéus, fundada em 10/02/1961 por Robert Assef (Hoje pertence a um grupo de sócios). Existem também duas emissoras convencionais de Frequência Modulada: FM Cidade Ilhéus, fundada em 17/03/1986 por Roy Cox (Pertence também ao grupo Record) e a FM Gabriela, fundada em 28/06/1993 por Valderico Reis (Hoje dirigida por seu filho, Valderico Jr.). Em 2003 foi fundada a rádio comunitária, FM Conquista (Radio Ilhéus 105.9 FM), pertencente à Associação Comunitária de Ilhéus.

Com informações do site: www.jornaldoradialista.com.br