A nova Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Soane Galvão, recepcionou nesta última sexta-feira, 20, o Secretário estadual de turismo, Maurício Barcellar e sua equipe técnica, quando na oportunidade estiveram visitando  algumas fazendas na zona norte de Ilhéus e, em especial a estrada do chocolate, que fica  no trecho da BA-262 que liga Ilhéus a Uruçuca, e tem por objetivo possibilitar aos turistas vivenciar as etapas de produção do cacau e do chocolate por meio de visitas a fazendas tradicionais e fábricas, além de permitir o contato com um rico acervo histórico e cultural do município de Ilhéus.

ENCONTRO DO TURISMO RURAL DA COSTA DO CACAU ESTRADA DO CHOCOLATE - O Tabuleiro

Segundo a Secretária Soane Galvão, a visita do secretário e parceiro Barcellar, possibilita e vislumbra novos horizontes para o turismo rural em Ilhéus. “Estamos focados pensando diuturnamente no desenvolvimento da cidade e, especial o impulsionamento do turismo”, destacou.

ilheus-roteiro-fazenda-cacau-pe

Para o secretário Barcellar, a história da cidade de Ilhéus é ligada a produção de cacau na Bahia e suas riquezas, de tal forma que é impossível falar de uma sem citar a outra. “Acreditamos no potencial do municipio, nos objetivos do prefeito Mário Alexandre e na vontade da secretária Soane Galvão, decerto, a estrada do cacau e o turismo rural permitirá, a todos, um contato mais direto e genuíno com a natureza, a agricultura, as tradições locais e, sem falar na industrialização e produção do fruto de ouro”.

Ilhéus dispõe de grandes atrações para mostrar e até mesmo alavancar sua economia: as fábricas do maior parque moageiro de cacau do Brasil, no Distrito Industrial de Ilhéus, fazendas/fábrica de chocolate gourmet, fazenda de época com acervo, a Estação Rio do Braço – que reúne o patrimônio arquitetônico da sede desse antigo distrito de Ilhéus, a Biofábrica e as lojas de chocolates finos que se multiplicam pela cidade e já conquistam o Brasil.