Pessoas se reúnem para mudar o nome da cidade de Bala, homônima ao maior lago do país, para o do craque e astro da seleção que faz história na competição

O sucesso do País de Gales na Eurocopa fez bem mais do que surpreender os torcedores e fãs de futebol. Comandados por Gareth Bale, os galeses alcançaram as semifinais, um feito e tanto para a seleção de uma nação que não tem muita identificação com o esporte. E a idolatria por Bale é tão grande que algumas pessoas se mobilizaram para mudar o nome de uma cidade para a alcunha do astro do Real Madrid.

A cidade de Bala fica ao norte e recebe o nome do maior lago do País de Gales. Com apenas uma vogal de distância, uma ideia curiosa fez com que o local, que possui pouco mais de 2000 moradores, virasse um cenário de homenagem para o camisa 11 da seleção.

– Na verdade, foi uma criança daqui que estava indo para a escola e disse para a mãe dele: mamãe, bala parece com Bale, o nome do jogador Gareth Bale. O torneio estava só começando. A mãe do garoto trabalha no marketing de um banco e ela nos disse: por que não trocamos o nome da cidade para Bale? Como vereador distrital, eu fui atrás da papelada e nós simplesmente trocamos os sinais na cidade sem que ninguém soubesse – Dilwyn Morgan, vereador distrital de Bala.

A ideia de Morgan é manter a mudança na denominação do distrito, que é mais conhecido por ser um local de passagem para viajantes, com hotéis muito antigos e muita história, já que possui mais de 2000 anos. Segundo ele, o “novo batismo” teve grande repercussão na imprensa internacional, atraindo a atenção das pessoas para a aprazível Bala.

Já na cidade, os habitantes garantem nunca terem visto nada parecido: lojas cheias, comerciantes felizes e todos vivendo o clima da Eurocopa que se instaurou no país com a histórica campanha galesa na competição.