Com a cassação do senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS), o primeiro suplente, o empresário Pedro Chaves dos Santos (PSC-MS), será convocado a ocupar a vaga aberta no Senado. Ele tam amizade com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e possui vínculo familiar com o pecuarista José Carlos Bumlai, também amigo de Lula, e que está preso em regime domiciliar por suspeita de envolvimento no esquema de corrupção que atuava na Petrobras. É que a filha de Pedro é casada com Fernando, filho de Bumlai.

Formado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Pedro Chaves dos Santos é empresário do ramo da educação em Mato Grosso do Sul. Ele fundou um grupo de faculdades particulares no estado, entre as quais a Universidade para o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal (Uniderp).

O suplente de Delcídio, que terá até 30 dias para assumir a cadeira do ex-líder do governo na Casa, vendeu parte das escolas de ensino superior que possui ao grupo Anhanguera em uma transação milionária. À Justiça Eleitoral, ele declarou ser dono de um patrimônio de mais de R$ 68 milhões.