A obra de recuperação do prédio onde funciona a Biblioteca Pública de Ilhéus está sendo reivindicada pelo vereador Tandick Resende (PTB) à Prefeitura de Ilhéus. O vereador explica a importância da reforma tanto pela utilidade da biblioteca enquanto centro de conhecimento e acesso à informação, como também por seu valor histórico-cultural, visto que anteriormente à biblioteca o prédio abrigava a escola General Osório.

“Muitos ilheenses estudaram na escola onde hoje é a biblioteca municipal, o prédio tem uma arquitetura artística e um valor histórico inestimável. Conservar esse patrimônio é um compromisso com as futuras gerações”, destaca o parlamentar no documento encaminhado ao prefeito Mário Alexandre.

O prédio foi inaugurado em 31 de dezembro de 1915, tendo se constituído na primeira escola pública municipal. Mais tarde passou a se chamar Grupo Escolar General Osório. Construído pelo Intendente Antonio Pessoa da Costa e Silva, a obra foi possível graças a doação do terreno feita pelo coronel Misael Tavares, numa época de crise mundial.

A construção lembra as da Belle Époque francesa. Esta expressão, Belle Époque, está diretamente ligada ao período iniciado em 1871, um período romântico, onde acreditava-se que não haveria mais guerra e as mulheres passaram a ter maior participação social.