Dados da Conmebol e do Ministério da Saúde afirmam que a Copa América soma 166 casos de Covid-19. Com isso, a competição tem uma taxa de incidência da doença maior do que o Brasil.

Apesar da entidade não informar o número de pessoas testadas, existe nota publicada no site do Ministério da Saúde indicando que 1.100 pessoas participem do torneio – entre atletas, demais membros das delegações e prestadores de serviços.

Sendo assim, o dado aponta que 15% dos participantes foram infectados até a última segunda-feira (21). Quando analisado em uma taxa por milhão de habitantes, são 150.909 por milhão – 50% a mais que o Brasil durante a pandemia. Por aqui, onde a taxa é de 86.200 casos por milhão de habitantes, 510 mil pessoas já foram vítimas da doença. O total de casos é de 18,3 milhões.

Apenas cinco países do mundo possuem uma taxa menor que a do torneio. O líder desse triste ranking é Andorra, com 179 mil por milhão de habitantes.

Outras competições disputadas no Brasil tiveram número semelhante ao que foi apresentado na Copa América. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, em março, um relatório que revelou 14,7% de incidência da doença entre atletas. Foram monitorados 13.237, e 1959 testaram positivo para a Covid-19.