O Teatro Castro Alves (TCA) está com inscrições abertas para três cursos gratuitos de iniciação ao universo da música sinfônica. As aulas serão ministradas de forma remota em 2021. As inscrições serão abertas na próxima quarta-feira (25) e seguirão até o dia 29 de agosto, no site do TCA.

Segundo o TCA, os interessados não precisam ter conhecimento musical prévio, já que o intuito da atividade é introduzir apreciação e prática de instrumentos. Cada curso tem 370 alunos e as aulas seguirão até o mês de dezembro de 2021, por meio de uma plataforma de videochamada.

Serão oferecidas turmas matutinas e noturnas: “A linguagem musical da orquestra sinfônica”, com Alexandre Loureiro, às segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h; “História da música: compositoras e compositores”, com Karina Seixas, às terças-feiras, das 19h às 21h, e quintas, das 10h às 12h; e “Iniciação a flauta doce”, com Uibitu Smetak, às quartas e sextas-feiras, das 10h às 12h30.

O candidato poderá se inscrever em somente uma das turmas disponíveis. Não serão validadas inscrições de quem já participou de cada curso. Os interessados receberão por e-mail retorno sobre a vaga até 6 de setembro, e deverão confirmar interesse na participação.

A aula inaugural do projeto acontecerá no dia 10 de setembro, às 10h, com as boas-vindas aos novos participantes e orientações técnicas sobre a rotina das atividades. O encontro vai reunir três professores, que são músicos vinculados à Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA).