O primeiro-ministro da Rússia, Dmitri Medvedev, disse neste sábado (13/02) que o mundo está se encaminhando para uma nova Guerra Fria por conta das relações entre Moscou e o ocidente, principalmente com a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), ao citar as operações militares na fronteira oeste do território russo e na Síria.

“Às vezes, me pergunto se estamos em 2016 ou em 1962″, questionou Medvedev, fazendo referência ao ano da crise dos mísseis, que quase levou o mundo a uma guerra mundial.

“A política da Otan para com a Rússia é pouco amistosa e teimosa. Para sermos sinceros, estamos nos encaminhando rapidamente a um período de uma nova Guerra Fria. Quase todos os dias estamos sendo chamados de a ameaça mais terrível para toda a Otan ou à Europa, à América e a outros países, especificamente”, afirmou.

O premiê participa, com outras autoridades mundiais, da Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha, apelidada de “Davos da Defesa”, em uma referência ao fórum econômico que acontece anualmente na cidade suíça.