Ivan Machado, docente da UFSB, obteve o 1º lugar no Concurso de Teses e Dissertações durante o Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS), realizado em Manaus/AM. Sua tese foi eleita a melhor tese de doutorado do Brasil na área de Qualidade de Software. Em 2011, ele recebeu o mesmo prêmio, na modalidade Dissertação de Mestrado, durante o Concurso em Curitiba/PR.

O SBQS tornou-se um fórum em que a comunidade científica e a indústria da área de software se encontram para compartilhar experiências, discutir problemas e soluções da área e estabelecer novas parcerias, reunindo os principais nomes da engenharia de software do Brasil e do mundo.

Durante o simpósio, acontece o Concurso de Teses e Dissertações em Qualidade de Software, com o objetivo divulgar e premiar os melhores trabalhos de tese de doutorado e de dissertação de mestrado na área, estimulando a realização de trabalhos de pós-graduação em Qualidade de Software, além de auxiliar na interação Universidade-Empresa nesta área.