O Ministério do Esporte divulgou na última semana seu novo projeto em que os estádios brasileiros agora serão classificados por estrelas ou ‘bolas’, semelhante ao critério usado com hotéis. Arruda, do Santa Cruz, Barradão, do Vitória, e Moisés Lucarelli, da Ponte Preta, foram apontados como as piores arenas da Série A do Campeonato Brasileiro com apenas duas bolas. Mas os clubes não gostaram do resultado e querem a revisão de suas notas.

As arenas foram avaliadas em três critérios: segurança, conforto e acessibilidade, além de higiene. Dentre as três equipes, o Arruda foi quem teve a menor pontuação. O estádio do Santa Cruz ficou com duas bolas na classificação final: ganhou dois pontos em segurança, dois em conforto e acessibilidade, e apenas um em higiene. E a direção da equipe protestou e diz que o estádio foi avaliado antes de serem feitas melhorias.

O Barradão levou duas bolas (dois em segurança, três em conforto e acessibilidade e quatro em higiene). O clube questiona o Ministério do Esporte e quer uma explicação para os critérios adotados. Ainda cita como exemplo o estádio Lomantão, de Vitória da Conquista, que conquistou três estrelas, mas teve nota pior nos quesitos (dois em segurança, um em conforto e acessibilidade, quatro em higiene). “Não entendemos o relatório, vamos emitir uma carta aos responsáveis pedindo uma explicação, e vamos reivindicar uma nova visita para reavaliação. Não conseguimos entender a avaliação que foi feita. O Lomantão não tem nem assento, área de visitante, não dá para entender”, disse o vice-presidente Manoel Mattos.

O dirigente explica ainda que o estádio vem passando por constantes melhorias e hoje atende a todos os requisitos exigidos pelo Estatuto do Torcedor, inclusive na questão da segurança e da acessibilidade, que foram os pontos fracos da avaliação do clube. Curiosamente, no último fim de semana, o Vitória lançou no jogo contra a Jacuipense, pelo Campeonato Baiano, o projeto de uma nova reforma para que o estádio seja coberto e se torne a Arena Barradão. “Fizemos as melhorias que fizemos com acesso pra cadeirantes, área reservada para cadeirantes, catraca eletrônica, estacionamento para dois mil carros, camarotes VIP, cadeira para o sócio torcedor, sanitários limpos e arrumados. Temos vestiários padrão Fifa, gramado padrão Fifa. Não consigo entender”, diz Mattos.