O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, pediu nesta semana ao comando da Polícia Federal e à Procuradoria Geral da República que investiguem indícios de supostos crimes nas eleições de 2014 (para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual).

Ao cruzar justificativas de ausência e votos processados, o TSE identificou 40 mil ocorrências suspeitas em todo o País. Esses eleitores, embora tenham justificado, tiveram voto computado na urna.

O município com mais ocorrências (74) foi Centro do Guilherme (MA), de acordo com informações do TSE. Dentre os dez municípios com mais casos, três são do Maranhão, três do Piauí, um do Pará, um de Santa Catarina, um de São Paulo e um do Amazonas.

As ocorrências foram identificadas no primeiro turno, representando cerca de 0,035% do total de votos registrados. O primeiro turno da eleição de 2014 contabilizou 115,1 milhões de votos, dos quais 104 milhões foram considerados votos válidos. “Diante da gravidade das ocorrências identificadas, com fortes indícios de prática criminosa, comunico o fato para a devida apuração”, afirmou o presidente do TSE no pedido ao procurador Janot. A Polícia Federal e a PGR não têm prazo para concluir as investigações.

Dez municípios com mais casos:

1. Centro do Guilherme (MA): 74 ocorrências
2. Bom Lugar (MA): 69
3. Maranhãozinho (MA): 56
4. Almeirim (PA): 49
5. Demerval Lobão (PI): 27
6. Novo Airão (AM): 18
7. Lagoa do Piauí (PI): 9
8. Antonio Almeida (PI): 8
9. Peritiba (SC): 7
10. Pracinha (SP): 4