A Universidade Estadual de Santa Cruz estará sediando o 2º Curso de Atualização para Radialistas do sul da Bahia nos dias 7, 14, 21 de maio e 4 de junho. O curso será das 8 às 13 horas, na sala 2203 do Pavilhão Adonias Filho e é gratuito.

Os interessados podem se inscrever antecipadamente na Rádio UESC (sala 2211 do Pavilhão Adonias Filho da UESC); no Sindicato dos Radialistas de Ilhéus (sindicato.radio.tv.ilheus@gmail.com) ou pelo e-mail (curso.radialistas@gmail.com). Haverá também inscrições no local, mas as vagas serão limitadas. Por isso, é bom antecipar sua inscrição e garantir logo sua vaga.

O evento é promovido pela Rádio UESC em parceria com o Sindicato dos Radialistas de Ilhéus e destinado a todos aqueles que trabalham na área.

 

Programação

 

Com programação variada, o curso será iniciado dia 7 de maio, às 9 horas, com a solenidade de abertura que vai homenagear o radialista Altamiro Viana (o Zé Tiro Seco), aposentado recentemente e com mais de 60 anos no rádio de Ilhéus.

Em seguida, serão discutidas “As práticas radiofônicas e o rádio regional: quem somos e para onde vamos”, momento em que a Prof. Dra. Eliana Albuquerque (UESC) apresentará sua tese de doutorado sobre o rádio e os radialistas regionais.

No segundo dia, 14 de maio, será a vez da Prof. Dra. Marlúcia Rocha falar sobre “As novas regras gramaticais, a escrita radiofônica e a oralidade”. É a hora de discutir o uso da língua portuguesa no rádio, televisão, sites e blogs da região, aprender mais e tirar dúvidas.

Dia 21 de maio, terceiro dia, haverá cinco oficinas, sempre das 9 às 13 horas. São elas: “Interpretação textual no rádio”, ministrada pelo radialista e jornalista Pedro Albuquerque, do IRDEB, Salvador; “Transmissão ao vivo via web”, coordenada por Luis Reis e Georg Medeiros, ambos da Rádio UESC; “Edição básica de áudio”, com Eli Arruda, da Rádio UESC; “Gravação e mixagem de som”, ministrada pelo DJ Danley Rodrigues, também da UESC e “Radiojornalismo e Web”, coordenada pela jornalista e professora Eliana Albuquerque, da UESC. São várias opções de cursos, para atender a todas as necessidades.

Por fim, no dia 4 de junho, último sábado do curso, haverá uma mesa redonda sobre “Legislação e Ética na Comunicação”, com a participação dos professores Marcelo Pires e Lilian Brito, ambos da UESC. Em seguida haverá a entrega dos certificados, com confraternização.

 

Cumprindo seu papel

 

Para a reitora da UESC, Prof. Adélia Pinheiro, o 2º Curso de Atualização para Radialistas do Sul da Bahia é um compromisso da UESC com aqueles que, por alguma razão, não ingressaram no curso de Comunicação da universidade, cuja habilitação é Rádio e Televisão. Entendendo que é também papel da universidade contribuir para melhorar a qualidade da informação que o público regional recebe, a Reitoria da UESC tem incentivado a realização dos cursos de atualização e outras iniciativas que ajudam a aproximar a universidade dos profissionais que já estão no mercado de trabalho e que fazem a informação.