O curso Dança + Educação + Acessibilidade vai abordar temas que envolvem as relações entre o campo da dança, da dança-educação e da acessibilidade cultural. Com esse objetivo, serão discutidos tópicos como as linguagens artísticas e as forças históricas e políticas que acompanharam esta arte em sua trajetória no ocidente. O curso incluirá também uma apresentação e experimentações relacionados aos processos de dança-educação e as aulas destacarão a importância e a relação da dança com a acessibilidade cultural, para fomentar reflexões entre estes dois campos e fornecer ao professor maior capacitação para trabalhar com elementos da dança na diversidade. O curso faz parte da série de Arte/Educação + Acessibilidade + Inclusão do projeto Um Novo Olhar, parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de usa Escola de Música.

As inscrições são gratuitas, estão abertas até o dia 9 de agosto e devem ser feitas através do site www.umnovoolhar.art.br. Estão disponíveis 600 vagas para todo o país, destinadas, principalmente, a professores do Ensino Fundamental, mas não há restrições a inscrições de outros profissionais. As aulas, que serão assíncronas e ministradas no Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFRJ, terão início em 16 de agosto. O curso poderá ser concluído até 10 de outubro de 2021 e, ao final, haverá emissão de certificado, com carga horária de 48h, para os cursistas que obtiverem aprovação por meio de avaliação sobre o conteúdo apresentado.

O conteúdo

O curso Dança + Educação + Acessibilidade vai abordar as seguintes questões principais:

  • Problematizações sobre Dança/Educação, Acessibilidade e Inclusão

  • Singularidades das Deficiências e Práticas Inclusivas para a promoção da Acessibilidade

  • Acessibilidade Cultural em Dança

  • Peso e gravidade, partes do corpo e esforços, espaço, famílias da dança e danças coletivas

  • Temporalidades gestuais, metrificação e gestos e temporalidades díspares

  • Dança, Criação e Diversidade

Os professores

Marcus Vinícius Machado é professor-associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Departamento de Arte Corporal da Escola de Educação, ministrando disciplinas nas graduações de Dança, Terapia Ocupacional e Musicoterapia. Possui curso técnico em Dança pela Faculdade Angel Vianna e de especialização em Acessibilidade Cultural pela UFRJ. Mestre em Artes Visuais pela UFRJ, doutorado em Educação Física pela Unicamp e estágio pós-doutoral em Psicologia pela UFF. Completou a Certification Program in Laban Movement Studies (Certified Movement Analyst – CMA) pelo Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies (LIMS) e certificação em Labanotation pelo Dance Notation Bureau.

Beatriz Salles é doutora em Arte e Tecnologia pela Universidade de Brasília (2014), com a tese Rede Social com Arte, Música e Tecnologia. Ela alcançou o título de Masterklassekavier na Escola Superior de Musica de Munique (Hochschule fur Musik) em 1995, na classe de Ludwig Hoffmann. É pós-graduada em Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música (2015). Como docente na UnB, exerceu a chefia do Departamento de Música (2004-2008), onde ampliou as parcerias com universidades na Alemanha (UFMK Karlsruhe e Staatsballetschule Berlin). No âmbito desses convênios, viabilizou o intercâmbio de estudantes para cursos e recitais. É doutora em Arte e Tecnologia com o projeto Rede Social com Arte, Música e Tecnologia. Atualmente, coordena a graduação em Musicoterapia, integrando a comissão para sua implementação, é supervisora e atua na assistência no Programa de especialização latu senso em álcool e drogas do IPUB e membro do Grupo de Pesquisa em Música e Musicoterapia – GEPEMUSA/CNPQ

Denise Sá tem licenciatura Plena em Educação Física e Desportos/UFRJ. Especializada em Psicomotricidade/UCAM e em Dança Educação/UFRJ, é mestre e doutora em Memória Social/UNRIO. É também coordenadora do Projeto de Extensão Comunidança, que desenvolve ações em parceria com escolas, núcleos de arte e com a Universidade Federal da Paraíba, dentre outras instituições. Produtora do Seminário Comunidança, que realiza atividades como mesa redonda, oficinas e mostras de dança, é coordenadora do Projeto de Iniciação artística e cultural Cia Comunidança e diretora da Cia Comunidança. Atua como substituta Eventual da Coordenação de Licenciatura do Curso de Dança da UFRJ e é coordenadora do Laboratório Corpo, Cena e Tecnologias desde 2021.

O projeto Um Novo Olhar

O objetivo do projeto Um Novo Olhar é promover a acessibilidade e a inclusão de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coro. Com a exibição online de shows e oficinas, vídeo podcasts (vodcasts) e “lives” sobre arte e acessibilidade e uma série de publicações, a iniciativa tem também como alvo ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências. O trabalho integra o programa Arte de Toda Gente, desenvolvido em conjunto pela Funarte e pela UFRJ, por meio da Escola de Música da Universidade.

Serviço:

Curso Dança + Educação + Acessibilidade do projeto Um Novo Olhar

Inscrições: entre 27 de julho e 9 de agosto de 2021, através do site www.umnovoolhar.art.br

Aulas: em ambiente restrito aos inscritos, se iniciam em 16/8. O curso poderá ser concluído até 10/10/2021

Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte | Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Atividades e mais informações disponíveis no site do projeto.

Informações sobre esse e outros programas da Funarte
www.funarte.gov.br

Mais informações para a imprensa
Projetos UFRJ – Funarte: imprensa@musica.ufrj.br