Bob Dylan, chamado por muitos de “o rei do folk“, completa 80 anos nesta segunda-feira (24). Seu longo e célebre trabalho vem fazendo sucesso desde à década de 1960, sendo um dos maiores símbolos musicais da época. Algumas de suas primeiras canções, como “Blowin’ in the Wind” e “The Times They Are a-Changing”, tornaram-se hinos para os direitos civis e os movimentos antiguerra, mostrando a força que a música carrega nas causas sociais.

Deixando a sua base inicial na cultura da música folk para trás, Dylan revolucionou a percepção dos limites da música popular. Em seus quase 60 anos de carreira, o cantor e compositor também ganhou diversos prêmios e homenagens. Uma dessas o consagrou com o título de 2º melhor artista de todos os tempos, ficando atrás apenas dos Beatles. Sua canção “Like a Rolling Stone”, que inclusive batiza a banda de rock e a revista que lhe concedeu o título, foi escolhida como o melhor single de rock de todos os tempos.

É impossível não afirmar que as canções de Bob Dylan influenciou diretamente a sociedade e grandes nomes da música. Por suas obras, o violonista, guitarrista e gaiteiro ganhou, em 2016, um Nobel de literatura “por criar novas expressões poéticas”. Além desse prêmio, Bob Dylan venceu um Oscar, em 2001, de Melhor Canção Original, com “Things Have Changed” no filme Garotos Incríveis. Já em 2008, recebeu menção especial no prêmio Pulitzer pelo “profundo impacto na música popular e na cultura americana”.

Bob Dylan cantou e continua cantando sobre política, costumes, amor, ódio e tecendo críticas à sociedade. O músico está na ativa e segue fazendo o que faz de melhor: criando música que toca o coração.