Passada a eleição de 2020, a corrida pela presidência da União dos Municípios da Bahia em 2021 já começou e tem uma série de pré-candidatos de inúmeros partidos. O prefeito de Bom Jesus da Lapa (BA) e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro (PSD), afirmou que deve revelar em até 15 dias o candidato que vai apoiar para a sua própria sucessão. A eleição está marcada para janeiro. Ele quer um candidato que fortaleça a independência da entidade. O gestor que ouvir os líderes partidários antes de tomar uma decisão. As articulações devem se intensificar assim que saírem os resultados em Feira e Conquista. A entidade representa os prefeitos baianos, reúne cerca de 400 municípios associados e passa por eleições a cada dois anos. O PP está fazendo forte pressão neste pleito, com pelo menos quatro pré-candidatos até o momento.

Ricardo Mascarenhas (PP), prefeito reeleito do município de Itaberaba (BA), na chapada Diamantina, anunciou sua candidatura nesta semana. Ele já integrou a diretoria e ocupou cargo de conselheiro fiscal da UPB, se afastando das suas atividades para participar do pleito deste ano, e também é presidente do Consórcio Interfederativo de Saúde da Chapada Diamantina. O prefeito espera contar com o apoio de Eures, além de apoiadores do governo do Estado e de seu partido, o PP, também do atual vice-governador João Leão.

O igualmente pepista Adriano Lima, prefeito reeleito de Serrinha (BA), promete como prioridade “tornar a UPB mais próxima dos prefeitos baianos”. O prefeito reeleito em São Félix do Coribe, no Oeste baiano, Jutai Eudes Ribeiro Ferreira, conhecido como Chepa Ribeiro (PP), também se colocou no páreo.

Marcão (PP), prefeito reeleito do município de Santana, no extremo oeste baiano, é o quarto nome do partido. Ele já integrou a diretoria e ocupou cargo de tesoureiro da UPB, se afastando das suas atividades para participar do pleito deste ano, e também é presidente do Consórcio Interfederativo de Saúde da Bacia do Rio Corrente (Cisbarc).

Além dos pepistas, nomes do Partido dos Trabalhadores também já foram ventilados. Cibele Carvalho (PT), que se elegeu prefeita em Rafael Jambeiro (BA), é uma das que que desponta como forte candidata pela experiência à frente da Secretaria de Relações Institucionais da Bahia (Serin). O PSD, por sua vez, pode abrir mão de lançar uma candidatura por já estar no comando da entidade há quatro anos.

O presidente estadual Otto Alencar (PSD), inclusive, já citou a possibilidade de apoiar o prefeito de Miguel Calmon (BA), Cacá (PT). O prefeito de Euclides da Cunha, Luciano Pinheiro (PDT), também é outro que está sendo ventilado nos bastidores e dialoga com Adriano Lima para saírem com um candidato único. As articulações devem começar assim que saírem os resultados em Feira e Conquista.