Uma noite pra matar a curiosidade.  O torcedor que aparecer no Barradão, hoje, às 21h, no duelo com o Grêmio, tem tudo para ver a estreia do primeiro dos três gringos contratados pelo rubro-negro no mês passado. O  uruguaio Luis Aguiar apareceu de surpresa no time titular, ontem à tarde, e passou a ser o favorito para substituir o volante Adriano, emprestado pelo Grêmio e fora por força contratual.

Testado anteriormente apenas na parte final do trabalho tático de quarta-feira, o gringo mudou a ideia inicial de Jorginho, que era colocar  Marcelo, presente como titular em dois treinamentos da semana. A qualidade no passe pesou a favor do uruguaio, 28 anos, contratado junto ao Peñarol.

“Marcelo parece lento, mas tem uma passada tão grande e passa a ser rápido. A diferença é a qualidade do passe médio. O Aguiar tem uma facilidade do passe médio e isso facilita. Típico de jogador que atuou na Europa”, explica Jorginho, que, apesar de dar todas as pistas, preferiu não confirmá-lo como titular.

Aguiar, com cinco clubes portugueses no currículo, vai revezar com José Welison na proteção da zaga. Posicionamento que  inspira cuidados de Jorginho, preocupado com o perfil ofensivo de Aguiar. “Ele é um terceiro homem de meio-campo. Argentinos não têm a palavra volante (o treinador confundiu a nacionalidade). Ele vai muito à frente. Tenho que tomar cuidado para não deixar o meio aberto. Ele tem uma virada boa, um arremate de fora.  Terá liberdade”, disse.

O meio-campo ainda terá a presença de Richarlyson, que fará o papel mais à esquerda, dando suporte às investidas de Euller, decisivo no primeiro gol rubro-negro nos 3×1 sobre o Criciúma, sábado passado. Já Marcinho joga mais próximo do camisa 9 Dinei.

O lado direito fica sob responsabilidade de Ayrton, autor de dois gols de falta nos últimos três jogos, e Caio, que atua como um atacante bem aberto. “Quando chegamos, um dos caras mais cobrados era Ayrton. Fico feliz de ver o Ayrton de volta”, elogiou o técnico Jorginho. Agora é botar o esquema em prática.

Uruguaio Luis Aguiar vira titular de última hora e fará estreia hoje 2Matéria reproduzida do Site Correio da Bahia.