A postura dos jovens e o tempo que eles usam para trocar mensagens pelo celular têm provocado dores crônicas na região da coluna cervical. Pesquisas recentes dão conta de que as pessoas, hoje, consultam dispositivos móveis até 150 vezes por dia, o que consome o equivalente a até quatro horas.

De acordo com especialistas, muitos adolescentes ainda não associam as dores à postura torta que adotam para consultar o visor dos aparelhos. E, mesmo quando informados sobre os danos ao corpo, boa parte não procura fazer exercícios físicos para fortalecer a musculatura do pescoço e dos ombros.

Segundo um estudo do Centro Médico de Cirurgia Espinhal e Reabilitação de Nova York, a postura correta é definida pelo alinhamento das orelhas com os ombros, além das escápulas retraídas. Ao usar o celular, porém, a maioria das pessoas inclina a cabeça e projeta os ombros para frente, ficando uma posição curvada.

E quanto mais baixamos a cabeça para ler e digitar mensagens, pior. De acordo com um estudo do instituto americano, se o ângulo de curvatura do pescoço ficar em 15 graus, por exemplo, a carga sobre a coluna cervical será de 12,2 quilos. Aos 60 graus, o peso chega a 27,2 quilos.