O Núncio Apostólico ante as Nações Unidas em Nova Iorque, Dom Bernardito Auza, reiterou a oposição da Santa Sé à legalização do uso das drogas ilegais e recordou o que disse o Papa Francisco: “A droga é um mal e ante o mal não se pode ceder nem ter compromissos”.

Assim o indicou o Prelado em seu discurso ante a sessão especial da Assembleia Geral sobre o problema mundial da droga na quinta-feira, 21 de abril.

Em seu discurso, o Arcebispo afirmou: “A Santa Sé rechaça firmemente o uso de drogas ilegais e a legalização do uso de narcóticos”.

O Prelado de origem filipina recordou quando o Papa Francisco mencionou acerca do tema no dia 20 de junho de 2014, quando afirmou: “Pensar em poder reduzir o dano permitindo o uso de psicofármacos àquelas pessoas que continuam a usar droga não resolve de fato o problema; em vez disso, é necessário confrontar os problemas que existem por trás do uso das drogas, promovendo uma maior justiça, educando os jovens nos valores que constroem a sociedade, acompanhando os que estão passando por alguma dificuldade e dando-lhes esperança para o futuro”.