Os inscritos e interessados no comércio ambulante do carnaval 2016 de Canavieiras participaram de uma reunião na manhã desta terça-feira (02), no auditório da Secretaria da Educação. Durante o encontro, promovido pela Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a Secretaria do Turismo, a vigilância sanitária do município orientou sobre o manuseio dos alimentos,     cuidados com o lixo, entre outros assuntos.

Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária Amarisa Zumaeta, a Vigilância Sanitária do Município de Canavieiras vem realizando trabalhos de inspeção em eventos populares, levando orientações sobre a correta comercialização de alimentos. A coordenadora afirmou que será reforçada a escala de fiscalização, mantendo equipes de fiscais durante todo o Carnaval.

Com a chegada do carnaval, as ações e combate a crimes envolvendo crianças e adolescentes já foram definidas para dias de folia. “Por isso solicitamos a presença de membros do conselho tutelar. A venda de bebidas alcoólicas a menores de idade é terminantemente proibida, e os ambulantes também foram orientados em relação a isso”, disse a coordenadora da Vigilância epidemiológica.

Segundo a secretária da Saúde, Roberta Barros, os agentes da vigilância epidemiológica irão trabalhar todos os dias verificando as condições higiênico-sanitárias desses locais. “Um dos nossos objetivos é a redução dos riscos dos consumidores em adquirir doenças veiculadas por alimentos (DVA). Com a elevada temperatura do verão, aumenta a incidência de contaminação dos alimentos, o que pode resultar em intoxicação alimentar”, explicou a secretária.

O tratamento correto destinado ao lixo produzido durante os quatro dias do evento possui grande relevância. “Alguns ambulantes deixam o lixo acumular todas as noites e essa foi uma das grandes reclamações do setor da coleta de lixo durante a reunião. As equipes fiscalizarão cada barraca do evento, esclarecendo sobre o correto armazenamento, distribuição e exposição dos alimentos”, afirmou Roberta Barros.

Outros cuidados solicitados aos ambulantes foram: A substituição de bisnagas por saches de catchup e maionese; o uso somente de copos e talheres descartáveis;  a não exposição da carne crua; o uso de gelo utilizado nas caipirinhas acondicionado em depósito apropriado e destinado somente para este fim; limitação da quantidade de salsichas para cachorro-quente expostas; uso de toucas e luvas; utilização de utensílios apropriados para expor os produtos; melhoria na manipulação de alimentos; condicionar alimentos e bebidas em  isopor limpo.