Durante a sessão ordinária da última quarta feira (20) na Câmara Municipal, o vereador Pastor Matos (PSD) fez uso do tempo regimental para lembrar o 62º aniversário da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – CEPLAC, órgão federal integrante do Ministério da Agricultura, criado em 20 de fevereiro de 1957.

Na ocasião, o parlamentar salientou o papel primordial da instituição para o desenvolvimento das regiões produtoras de cacau, sobretudo a região sul da Bahia. “São mais de seis décadas de serviços prestados, na área de pesquisa, extensão rural e ensino agrícola, promovendo a competitividade e sustentabilidade do setor agropecuário, agroflorestal e agroindustrial, comentou o vereador”.

Em Ilhéus, o vereador Pastor Matos se destacou como um dos atores da mobilização política em favor da revitalização da CEPLAC ao articular a realização de Sessões Especiais em Ilhéus, Itabuna e Ipiaú para discutir a situação jurídica do órgão e lutar pela renovação do seu quadro funcional. Além disso, foi o autor da lei 3.904/2018 que declara a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – Ceplac – como Patrimônio Imaterial e Científico do Município de Ilhéus.

Matos lembrou que na data, além do aniversário da CEPLAC, comemora-se também o Dia Internacional da Justiça Social. “Temos a clara percepção da CEPLAC como um agente de extrema importância para do desenvolvimento social da nossa região. Uma CEPALC forte, sem dúvida, potencializa nossa economia cacaueira e consequentemente favorece a luta contra a pobreza, exclusão e o desemprego, concluiu”.