O vereador Tandick Resende (PTB) voltou a criticar o que considera a situação de abandono em que se encontra a zona rural de Ilhéus, definindo-a como “inconcebível e contraproducente”. O parlamentar lembrou que o interior do município, pela sua própria natureza, é produtor de alimentos que são indispensáveis para manutenção da saúde, bem estar e daquilo que nos é mais importante que é a vida. “Alimento é vida. São tantas pessoas passando fome, e a região que genuinamente é produtora de alimentos está abandonada, sem estrutura e sem investimento”, lamentou.

De acordo com Tandick, os moradores da zona rural e dos distritos estão sem suporte de mobilidade, “pois não há linhas de ônibus suficientes e as estradas vicinais praticamente intransitáveis; sem suporte de saúde, pois as Unidades Básicas de Saúde não funcionam, não tem médico, muito menos vacina; estão sem suporte à educação, pois os prédios das escolas não possuem condições de uso”.

Situação crítica

“Verifiquei in loco essas situações e fiquei estarrecido com o que vi”, afirmou o vereador, destacando que, desde a sua posse, apresentou mais de 15 indicações diretamente relacionadas aos povoados, localidades e distritos, no intuito de atender as comunidades. “Junto com a comunidade de Sapucaeira, por exemplo, alugamos algumas máquinas para tentar minimizar o problema do acesso a essa comunidade, mas é algo paliativo, precisamos resolver esses problemas”, destacou.

Sobre as condições de estradas vicinais, o vereador já encaminhou ao Poder Executivo, pedidos para manutenção quinzenal da estrada que dá acesso à Lagoa Encantada, ponto turístico da cidade; e patrolamento, cascalhamento das estradas vicinais de Acuípe do Meio, Sapucaeira, Retiro, Aderno, Tibina e Japu. O vereador também já solicitou a manutenção ou substituição da onte de madeira na Ladeira do Ioiô e João Andrade, em Sapucaeira.

Pedidos como reforma da Escola no Retiro, que conta com mais de 100 alunos, mas não possui sequer água encanada nem casa para professor e a necessidade de profissionais de saúde no PSF de Sambaituba, também foram reivindicações feitas pelo parlamentar. Tandick já solicitou também a adição de horários de ônibus e aumento de trajetos nas comunidades interioranas, considerando as grandes distâncias que há entre as sedes interioranas e suas propriedades rurais.