A Viametro Transportes Urbanos, empresa do Grupo Brasileiro, que atua no sistema de transporte coletivo do município de Ilhéus, antecipou a entrega de 10 novos ônibus da Marcopolo, modelo Torino, com chassi Mercedes-Benz OF 1519, para modernizar o serviço da cidade. A nova frota começou a operar na cidade nesta sexta-feira, dia 28.


Os novos carros foram apresentados ao chefe do Executivo ilheense, Mário Alexandre, no dia 19 de fevereiro, na Avenida Soares Lopes, em frente ao Centro de Convenções Luiz Eduardo Magalhães. Estiveram presentes o diretor-superintendente de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana do município, Gilson Nascimento, o gerente da Viametro, Carlos Bahia, e o gerente de Operações Corporativo do Grupo Brasileiro, Jonatas Amorim.
A renovação da frota representa um compromisso da Viametro com a população de Ilhéus, através do governo municipal. A empresa deveria entregar esses 10 novos ônibus no próximo mês de julho, mas a direção do Grupo Brasileiro decidiu pela antecipação do investimento, conforme declarou em dezembro.
Até chegar à Avenida Soares Lopes, a nova frota percorreu as avenidas Roberto Santos e Itabuna, Praça Cairu, Rua Bento Berilo e Avenida Bahia. Na oportunidade, o prefeito Mário Alexandre fez vistoria nos veículos, inclusive, teste de elevadores para uso de pessoas com deficiência. Em seguida, os carros foram até o Teotônio Vilela, onde percorreram as principais avenidas do bairro mais populoso da cidade.
A nova frota da Viametro possui tecnologia embarcada e disponibiliza tomadas USB em todas as poltronas. Os carros são dotados de lugar para o acompanhante da pessoa com deficiência e de cadeiras destinadas a pessoas idosas, gestantes e obesas.
O chassi dos novos veículos foi desenvolvido para atender às aplicações da área urbana. Os carros possuem motor eletrônico que proporciona menor nível de ruído e de partículas poluentes, cujo resultado apresentado até agora é de emissão quase zero.
Outros Benefícios – Além da aquisição de novos ônibus, a Viametro tem feito outros investimentos para a melhoria da qualidade do serviço de transporte coletivo em Ilhéus. A empresa participou diretamente com 50% dos recursos de construção dos dez novos abrigos de pontos de ônibus na cidade, sendo quatro no paredão do Hospital São José, cinco na Avenida Lomanto Júnior (Pontal) e um na Praça Coronel Pessoa (em fase de conclusão).