Foi iniciada na manhã desta segunda-feira, a IV Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) da Viametro Transportes Urbanos, promovida pela CIPA, presidida por Laís Carvalho, e o Serviço de Medicina do Trabalho, dirigido pelo médico Pedro Bezerra, e coordenada pelos técnicos de segurança do Trabalho, Vânia Mendonça e Pedro Henrique Cardoso.
Motoristas e cobradores ao chegarem à sede da empresa, por volta das quatro horas da manhã desta segunda-feira, foram convidados a participar da ginástica laboral com personal Igor, da Academia Vigor, seguida de reflexão sobre a necessidade de manter a saúde e segurança no ambiente de trabalho. Posteriormente, foi servido um café da manhã, à base de frutas.
Crimes Sexuais – Após a chegada dos funcionários dos setores Administrativo e Manutenção, aconteceu a abertura oficial da Sipat, com a palestra sobre “Crimes Sexuais”, com a delegada titular da DEAM – Delegacia da Mulher, Márcia Cristina. Utilizando uma linguagem simples e bem direta, ela alertou os participantes para que instruam suas filhas no sentido de não tirar fotos íntimas com namorados ou pretendentes, para não terem a dignidade manchada em publicações no Facebook ou WhatsApp.
A delegada citou Pe. Zezinho ao afirmar que “Sexo é normal, é uma dádiva de Deus. Quando feito de uma maneira correta tudo pode acontecer, é uma coisa que faz bem pra gente, mas quando feito de uma forma errada, violenta, pode ferir você ou a pessoa com a qual você fez isso, ferir fisicamente, psicologicamente, espiritualmente, e pode levar até as pessoas ao suicídio.”.
A titular da DEAM, afirmou ainda que e nossa obrigação como adultos é proteger nossas crianças, nossos adolescentes. A constituição diz isso, mas nossa consciência tem que dizer mais. No ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente – tem vários artigos que protegem o menor.
Ela explicou também que antes da modificação do Código Penal em 2009, estupro era um crime cometido apenas contra a mulher. Um homem fazer sexo anal com outro homem, à força, mediante violência ou grave ameaça, antigamente, era chamado de ato de libidinagem; hoje, é considerado estupro. E foi taxativa: “O sexo é bom, vale a pena, desde que consentido.”.
Márcia Cristina informou que a partir de 2009, “o legislador criou a figura do estupro de vulnerável, que é o artigo 217. Se vocês forem seduzidos a fazer sexo com uma moça menor de 14 anos, ela pode querer e pode até dizer: “venha que eu estou aqui pegando fogo”, não vão não, é estupro de vulnerável, porque a lei julga que uma moça que tenha menos de 14 anos não tem cabeça para consentir o sexo. Deficiente física está também em estado de vulnerabilidade.”.
E refletiu: “A natureza do ser humano é má, é perversa, sem vergonha. O ser humano tem uma libido aflorada, nossos hormônios pulsam demais, e às vezes, as pessoas querem fazer coisas no sexo que são incomuns. E aí entre o papel do legislador. Por exemplo, submeter uma pessoa para assistir o sexo do outro, para que aquela pessoa tenha satisfeita a sua lascívia, ou seja, eu a obrigo a fazer sexo com outra pessoa e fico olhando para satisfazer os meus desejos, não pode. Isso chamasse voyeurismo, é crime.”.
A delegada falou também sobre as taras sexuais, explicando o significado dos crimes de pedofilia (sexo com crianças e adolescentes), zoofilia (sexo com animais), necrofilia (sexo com cadáveres), dentre outros. Esclareceu a diferença entre prostituição e turismo sexual, e afirmou que a prostituição não é crime, mas comercializar a prostituição, sim. Ela citou exemplos de escravidão sexual grupal e individual, e disse ainda que o tráfico internacional de mulheres e crianças é de competência da Polícia Federal.
Programa – A abertura da Sipat contou com a presença do gerente administrativo da Viametro, Tassizo Carletto, e do gerente operacional, Carlos Alberto Oliveira “Bahia”, e da psicóloga Ivana Almeida. Nesta terça-feira, haverá ginástica laboral com o educador físico Miguel Nascimento, do Sest/Senat, e uma palestra sobre Alimentação Saudável, com Clevison Campos, estudante de Nutrição da Faculdade de Ilhéus. Na quarta-feira, Alcoolismo e Tabagismo serão debatidos por Eliene e Sônia, da ONG NEPSI; na quinta-feira, a enfermeira Fernanda Argolo falará sobre Hipertensão e Diabetes; e na sexta-feira, acontecerá a palestra de encerramento da Sipat sobre Ergonomia Aplicada, para motoristas e funcionários do setor administrativo, com o engenheiro André Oliveira, da Consultoria AFR.