A primeira divisão está muito perto nação rubro-negra. Em uma partida que precisou superar desfalques dos titulares Ramon e Diogo Mateus, o Vitória conseguiu bater o Ceará por 1 a 0, na tarde deste sábado (14), em confronto válido pela 36ª rodada da Série B. O rubro-negro contou com um golaço de cabeça marcado por Kanu, que garantiu três pontos para o Leão, quer fica a um passo de disputar a primeira divisão em 2016.

O time comandado por Vagner Mancini ainda precisou superar a perda de Euller, que também se lesionou, ainda no primeiro tempo do confronto no Barradão.

Na próxima rodada, na Fonte Nova, o Vitória pode carimbar a vaga na elite em confronto com a Luverdense, na Fonte Nova.

O jogo

Apesar das dificuldades na escalação da equipe, que perdeu dois titulares no dia da partida contra o Ceará, o Vitória conseguiu dominar o adversário que luta contra o rebaixamento, nos minutos iniciais do clássico nordestino disputado no Barradão.

O Leão não levou muito perigo, mas teve maior posse de bola que os alvinegros. A primeira chegada do rubro-negro com mais perigo foi aos 16, quando Marcelo conseguiu limpar o lance na entrada da área mas chutou fraco para a defesa fácil de Éverson.

Três minutos depois, o Vitória assustou, antes de abrir o placar. Em joga pela esquerda, Pedro Ken recebeu na área e bateu bonito, mas Éverson fez milagre mandando párea escanteio. Na cobrança, Escudero achou Kanu nas costas da defesa, e xerife rubro-negro ‘testou’ bonito, no ângulo do goleiro cearense, que ainda pulou mas não achou: Vitória 1 a 0.

O time de Vagner Mancini seguiu dominando as ações na partida, mas só chegou com possibilidade real novamente aos 26 minutos, quando Diego Renan achou Elton na área. O camisa 9 tentou a cabeçada, mas Éverson defendeu bem.

Aos 39, Euller, que substituiu Diogo Mateus, sentiu uma contusão muscular, aumentando para três a lista de lesionados do Vitória.

O Ceará tentou chegar ao empate nos minutos finais da primeira etapa. Na primeira oportunidade, aos 40, Victor Luís recebeu de cara com Gatito, que conseguiu fechar o ângulo e fazer bela defesa.

Nos acréscimos, aos 47, foi a vez de Rafael Costa tentar aproveitar uma saída de bola errada da defesa rubro-negra. O atacante recebeu cruzamento de Ricardinho e cabeceou forte, mas a bola passou para fora.

Segundo Tempo

O Vitória voltou para a etapa complementar tentando garantir os três pontos no Barradão. Logo no primeiro minuto, o argentino Escudero tentou surpreender o goleiro adversário, mas Éverson voltou a fazer milagre no Barradão e conseguiu mandar para escanteio.

Precisando pontuar a qualquer custo na briga para não ser rebaixado, o Ceará esteve perto do empate aos 8, quando Rafael Costa recebeu na entrada da área, após boa trama do ataque alvinegro. O centroavante bateu firme, no canto, mas mandou para fora.

Aos 29, foi a vez de Julio Cesar, que tinha entrado há pouco tempo no gramado. O experiente atacante passou pela zaga do Vitória e bateu firme, mas o paraguaio Gatito Fernández estava atento, para, novamente com os pés, afastar o perigo.

Na sequência da chance cearense, o Vitória esteve muito próximo de aumentar a vantgem, mas viu o meia Ricardinho impedir o tento rubro-negro com a mão. Em jogada rápida Elton recebeu cruzamento na pequena área e cabeceou firme, mas quando já saia para comemorar, viu o armador alvinegro utilizar do desespero para impedir o tento do Leão.

O árbitro gaúcho Anderson Daronco marcou pênalti e expulsou o atleta do Ceará, mas, na cobrança da penalidade, Escudero betu muito mal e viu Éverson impedir o segundo gol do Vitória.

Na parte final do jogo, o Leão aproveitou a superioridade numérica e apenas administrou o resultado importante, três pontos que deixam o Vitória a um passo da primeira divisão.

FICHA TÉCNICA
Vitória 1 x 0 Ceará
Campeonato Brasileiro Série B – 36ª rodada
Data: 14/11/2015
Local: Barradão
Horário: 16h30 (horário de Salvador)
Arbitragem: Anderson Daronco, assistido por José Javel Silveira e Elio Nepomuceno de Andrade Júnior (todos do RS).
Cartões amarelos: Victor Luís e Baraka (Ceará); Kanu e Guilherme Mattis (Vitória).
Cartões vermelhos: Ricardinho (Ceará)
Gols: Kanu (Vitória)

Vitória: Gatito Fernández, Diego Renan, Kanu, Guilherme Mattis e Euller (Jorge Wagner); Amaral, Marcelo (Luiz Gustavo), Pedro Ken (Flávio) e Escudero; Vander e Elton. Técnico: Vagner Mancini.

Ceará: Éverson; Cametá, Charles, Sandro, Victor Luís; João Marcos (Julio Cesar), Baraka, Ricardinho, Wescley (Fabinho); Rafael Costa e Alex Amado (Siloé). Técnico: Lisca.