Trancoso, Bahia – A Vivo realiza, no próximo dia 3, das 9h às 17h, na Praça São João Batista (Quadrado), o Dia D do Recicle com a Vivo, programa voltado à logística reversa de equipamentos eletrônicos como celulares, carregadores, cabos, pilhas, baterias, modens e decodificadores. Podem fazer o descarte na tenda montado no local especialmente para a ação, clientes e não clientes da operadora.  Quem passar pelo local vai receber ainda informações sobre descarte consciente de resíduos e participar de um quiz sobre reciclagem.
Todos os itens coletados serão recolhidos por empresa certificada e passarão por um rigoroso processo de reciclagem que destina os resíduos para a indústria, de volta à cadeia produtiva.
O descarte adequado dos resíduos ganha cada vez mais relevância à medida em que o consumo de eletrônicos aumenta e os recursos naturais tornam-se cada vez mais escassos. O Brasil está entre os que mais produzem lixo eletrônico no mundo e a Vivo, como líder no setor de telecomunicações, está comprometida em promover o consumo consciente e dar a destinação adequada para estes resíduos.
A Vivo foi pioneira no setor a implantar, ainda em 2006, seu programa de logística reversa, o Recicle com a Vivo, e oferecer aos clientes e não clientes a coleta e destinação de equipamentos eletrônicos que estão sem uso, como celulares, carregadores, fones, cabos e baterias. Por meio da iniciativa, a empresa mantém pontos de coleta disponíveis em lojas e revendas em todo o País e dá aos consumidores a opção pelo consumo responsável. Em Trancoso, alguns parceiros no comércio local receberão coletores após o Dia D. Além disso, a loja Vivo de Porto Seguro (Av. Getúlio Vargas 348-A, Centro) conta com ponto permanente de recolhimento.
Desde que foi implantado, o programa já recolheu mais de 5 milhões de itens, sendo mais de um milhão de celulares e garantiu a destinação adequada de 118,9 toneladas de resíduos, que voltam para a cadeia produtiva sob a forma de matéria prima para produção de equipamentos como novos cabos e baterias. Em 2020, as lixeiras do programa Recicle com a Vivo receberam o equivalente a 7,6 toneladas de itens eletrônicos, entre celulares, cabos e carregadores, um crescimento de 15% em relação ao ano anterior, fortalecendo as iniciativas da Vivo voltadas ao consumo responsável. A empresa também recicla 96,5% dos resíduos eletroeletrônicos originados da sua operação. A reciclagem de materiais diversos da logística reversa de redes também segue acelerada e já supera 1,5 mil toneladas mensais, mais que o dobro do praticado em 2020.