Em homenagem aniversário da Record Bahia, comemorado nesta quinta-feira, 19 de novembro, o deputado estadual José de Arimateia (PRB) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia uma moção de congratulação e aplausos pela passagem dos 55 anos de atuação da emissora no estado.

A história da primeira emissora a trazer sinal de televisão ao estado da Bahia foi lembrada pelo parlamentar, desde a implantação da afiliada dos Diários Associados de Assis Chateaubriand até os dias atuais. “A Record Bahia ocupa o lugar de primeira página da história da televisão em território baiano e soteropolitano. Comunicador por formação, na área do Jornalismo, sinto-me honrado em poder acompanhar o constante crescimento desta qualificada emissora, além de parabenizá-la pela trajetória de sucesso consolidada até os dias atuais”, comemorou Arimateia.

A primeira emissora da Bahia e quarta do brasil sempre foi marcada pelo pioneirismo, sendo a primeira a transmitir programação em cores e nem o incêndio na década de 60 impediu o seu crescimento. Dos tempos antigos até os dias atuais, os baianos ficaram sabendo sobre os principais acontecimentos, destacando-se os esportes e as notícias, por meio de grandes profissionais, como Raimundo Varela, José Eduardo e Adelson Carvalho, entre outros. Foi a primeira televisão da Bahia a inovar no cenário onde são produzidos os telejornais da emissora, levando qualidade de imagem, som, programação e informação.

Desde a sua inauguração na capital baiana, em 1960, a TV Itapoan, hoje Record Bahia, se destaca por valorizar a programação regional. Nos primeiros anos do canal 5, as principais atrações eram os programas de auditório. J e J Comandam o Espetáculo foi o primeiro grande sucesso, comandado por Jorge Santos e Jorge Randam. Outros programas também fizeram sucesso, como O Céu e o Inferno e o Show dos Novos. Waldir Serrão, o Big Ben, estava entre os mais populares apresentadores, comandando programas como Bossa Broto e O Poder Jovem. Tia Arilma foi a precursora dos programas infantis e se tornou uma das mais conhecidas apresentadoras da TV baiana.

Foto: Cris Oliveira