A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Cultura, apoia a chegada do projeto “Caminhoneiros do Brasil” à cidade, entre os dias 6 e 8 de outubro. A iniciativa, que estreou em São Paulo, inicia sua jornada itinerante pelo país e aporta na região Sul da Bahia com uma programação especial que valoriza os profissionais responsáveis por mais de 60% do transporte de cargas no Brasil, segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT).

O projeto reúne livro, documentário e exposição fotográfica, com o objetivo de retratar o cotidiano, os desafios e a dimensão cultural da vida dos caminhoneiros. Produzido pela Barro de Chão, com patrocínio dos Lubrificantes Mobil™? e viabilização da Lei de Incentivo à Cultura, o trabalho resulta de entrevistas com centenas de caminhoneiros de diferentes regiões do país.

Em Ilhéus, a programação começa no dia 6 de outubro, às 14h, no Auditório Paulo Souto da UESC, com a exibição do documentário e uma mesa-redonda dedicada ao debate sobre os desafios e a importância da profissão. Nesta terça-feira (07), às 18h, o Teatro Municipal de Ilhéus será palco da abertura oficial da exposição fotográfica, que ficará em cartaz por 30 dias, acompanhada de nova sessão do documentário e de outra mesa-redonda.

Com o apoio da Prefeitura, a iniciativa reforça o compromisso do município em valorizar a cultura, promover o reconhecimento dos caminhoneiros e oferecer ao público experiências que destacam a importância desses profissionais para o desenvolvimento do Brasil.

Caminhoneiros do Brasil

por Sucom