Os dados de atendimento a vítimas de acidentes de trânsito em Ilhéus apontam uma queda expressiva no início de 2026, reforçando o impacto positivo das ações de ordenamento viário implantadas no município. Levantamento do Sinan Net – Bahia mostra que os hospitais, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Pronto Atendimento (PA) da Zona Sul receberam um número significativamente menor de vítimas neste primeiro mês do ano, em comparação com os três anos anteriores.

De acordo com os registros, foram contabilizados 506 atendimentos em 2023, 1.061 em 2024 e 347 em 2025. Já em janeiro de 2026, o número caiu para apenas 20 atendimentos. Quando comparada com a média mensal dos três anos anteriores, a redução chega a aproximadamente 62,2%.

 

Sutram 001

Os números indicam que as recentes intervenções no trânsito de Ilhéus têm alcançado seu principal objetivo, que é a preservação de vidas. A Prefeitura, por meio da Autarquia de Transporte, Trânsito e Mobilidade (Sutram), vem adotando uma série de medidas para tornar o tráfego mais seguro, como os radares de controle de velocidade, monitoramento eletrônico, coibição de avanço de sinal vermelho, além de blitz educativas e ações de conscientização.

A redução expressiva nos atendimentos por acidentes de trânsito reforça a importância das ações e como elas promovem um trânsito mais seguro para pedestres, motociclistas, ciclistas e motoristas em Ilhéus.

por Sucom

Foto Reprodução Gov BA