(ILHÉUS) – OBJETO: Requerimento nº 283 de 2026. O Vereador e Presidente do Legislativo Ilheense, César Porto, protocolou proposição na Augusta Casa de Leis, solicitando encaminhamento ao Chefe do Executivo local e à
Autarquia de Transporte e Trânsito em nome do Diretor Fabrício Nascimento, que seja
atendido o pedido de Construção de uma faixa elevada em frente a UPA, localizada na Avenida Esperança (centro-oeste do município).

 

Fonte: CMI

Agora é Lei: Instalação de faixa elevada para pedestres nas vias públicas —  Câmara Municipal de Petrópolis

A faixa elevada é um dispositivo essencial para reduzir a velocidade dos veículos que circulam naquela artéria, garantindo assim a segurança dos pedestres e pacientes que buscam a unidade de saúde da Av Esperança.
A faixa eleva o pavimento ao nível da calçada, forçando a desaceleração e facilitando a travessia — especialmente para idosos, crianças e cadeirantes, que não precisam descer degraus.
  • Segurança redobrada: Reduz em até \(40\%\) os acidentes envolvendo pedestres. A elevação física obriga o motorista a diminuir a velocidade, diminuindo a distância de parada do veículo em caso de emergência.
  • Maior Visibilidade: Por estar em uma superfície mais alta, a área de travessia chama mais a atenção do motorista, destacando a presença de pedestres mesmo em áreas de grande fluxo.