Com o tema ‘Leitura, Ludicidade e Ilustração’, o Cantinho da Leitura Livres Livros promete atrair e reunir diversas famílias no Parque da Cidade, em Salvador. Neste sábado (26) e domingo (27), o local será cenário de diversas atividades lúdicas, educativas e gratuitas. O projeto é patrocinado pela Secretaria de Cultura do Estado, por meio do Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural (Fazcultura), e pela Braskem. A entrada é gratuita.

No sábado (26), a partir das 10h, o público poderá conferir de perto um descontraído bate-papo sobre ‘Como as ilustrações contam e recriam as histórias’, com as participações das escritoras e pedagogas Sandra Popoff e Cristina d´Ávila, além da designer e autora Tamires Lima e da educadora Sálua Chequer. Entre os assuntos abordados estarão o processo criativo, o lúdico e a importância do trabalho do ilustrador de livros infanto-juvenil.

Já no domingo (27), também a partir das 10h, o cantinho terá um sarau de histórias e brincadeiras, com a turma do Brincantes Eureka e as Contadeiras, grupo de contadoras de histórias. “O brincar, bem como a leitura, são formas que exploram o ‘faz-de-conta’ e possibilitam as crianças afirmarem a si mesmas e a representarem outros papeis sociais. Interação, desenvolvimento, imaginação, memória, resgate da cultura popular e prazer podem ser frutos dessa árvore de brincar com as leituras de mundo que realizamos desde a infância”, afirma a idealizadora do projeto Livres Livros, Raissa Martins.