Visando atender ao programa de Inovação e Simplificação do Registro Mercantil, a Junta Comercial do Estado da Bahia – Juceb aprovou algumas mudanças recentes na forma de constituição, alteração e extinção de empresa, que já estão sendo realizados 100% digital. Dentre as novidade destaca-se o recebimento de Livros Contábeis via internet, que torna o serviço mais ágil e diminui a necessidade de atendimentos presenciais.

O coordenador do escritório da Juceb em Itabuna, Evaldino Carvalho explica que todos os serviços de constituição, alteração e extinção de empresas já estão sendo realizados de modo online. Segundo ele, os livros contábeis de diário e razão, que antes eram restritos aos sistema das empresas, agora serão compartilhados com o sistema da Junta.

Para realizar o envio do Livro Contábil de modo digital, o cliente deve possuir o certificado digital, de segurança mínima tipo A3, emitido por entidade credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil). Para a entrega de livros físicos, o procedimento foi alterado, passando a ser o mesmo que o do envio digital, com a diferença de que o cliente selecionará o modo de entrega “físico” e se dirigirá ao posto escolhido para realizar a entrega.

De acordo com a julgadora da Juceb Itabuna, Wandressa Souza, “a mudança oferece a opção aos contadores de continuar entregando o livro de modo presencial ou através do envio pela internet, sem precisar comparecer ao escritório”. Sobre a atividade econômica, que antes declarada igual na sede e na filial da empresa, agora é facultativo e pode ser usada de forma diferente quando houver mais de um estabelecimento.

Juceb

O escritório regional em Itabuna atende 32 municípios e fica localizado na rua Osvaldo Cruz, Edifício União Comercial, nº 56 – 9º andar, centro de Itabuna. A equipe é composta pelo coordenador Evaldino Carvalho, a julgadora Wandressa Souza e as analistas de processo Thaíse Brito e Vanilda Rodrigues.

O funcionamento acontece de segunda a sexta, das 9 às 12hs e das 14 às 16h. Mais informações pelo telefone: (73) 3613-1146.