O número de processos conduzidos pela advogada Viviane Barci de Moraes no STF e no STJ aumentou de forma significativa após a posse de seu marido, o ministro Alexandre de Moraes, no Supremo Tribunal Federal, em março de 2017. Segundo levantamento do *Estadão*, as ações passaram de 27 para 152, sendo que cerca de 85% desses processos foram iniciados depois da chegada do magistrado à Corte, o que representa um crescimento de 463% na atuação do escritório em tribunais superiores.
Viviane é sócia-administradora do escritório Barci de Moraes Sociedade de Advogados, que atua em Brasília e representa empresas de grande porte e pessoas físicas em causas relevantes. Entre seus clientes estão companhias como Santos Brasil, Qualicorp, empresas do setor imobiliário e nomes envolvidos em ações de grande repercussão jurídica e financeira. Em alguns casos, a atuação conta com a participação dos filhos do casal, que também são advogados.
A legislação não proíbe que familiares de ministros atuem como advogados em processos no STF e no STJ, mas impede que o magistrado julgue ações envolvendo parentes, exigindo declaração de suspeição. O tema ganhou novos questionamentos após a revelação de contratos milionários firmados pelo escritório com o Banco Master, caso que tramita no STF sob relatoria do ministro Dias Toffoli. Procurados, Viviane Barci de Moraes e o ministro Alexandre de Moraes não se manifestaram. Com informações do Estadão.









Sem Comentários!
Não há comentários, mas você pode ser o primeiro a comentar.