A CGN Brasil Energia e a Goldwind assinaram uma nova parceria estratégica para fortalecer a inovação e a sustentabilidade no setor de energia renovável. O acordo, formalizado durante o Brazil Wind Power 2025, prevê a implantação de um projeto-piloto de armazenamento de energia em baterias (BESS) no Complexo Eólico Tanque Novo, localizado na Bahia.

O sistema, com potência de 745 kW e capacidade de 1,49 MWh, será instalado em uma das turbinas do parque eólico e tem como principal objetivo reduzir perdas de geração (curtailment), aumentar a eficiência operacional e otimizar o uso da energia renovável produzida.

Além de contribuir para a estabilidade e flexibilidade do sistema elétrico, o projeto reforça o compromisso das empresas com a transição energética e o desenvolvimento sustentável do setor elétrico brasileiro.

“Explorando novas tecnologias e parcerias estratégicas, seguimos ampliando nossa atuação e investindo em soluções inovadoras que garantem um futuro mais limpo, eficiente e inteligente”, destacou a CGN Brasil em nota.

Armazenamento

O projeto marca a entrada da CGN e da Goldwind em uma das áreas mais promissoras da matriz energética, o armazenamento de energia. O sistema BESS (Battery Energy Storage System) é visto como um componente essencial para o equilíbrio da rede elétrica, principalmente em um cenário de expansão acelerada das fontes renováveis.

O tema também ganhou relevância no governo federal: o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou recentemente que o primeiro leilão exclusivo para baterias será realizado no início de 2026, com capacidade estimada em 2 GW.

todabahia

Foto: Mateus Pereira/GOVBA