Pela primeira vez em mais de dois séculos de existência, a Polícia Militar da Bahia passou a ter uma mulher no mais alto posto da corporação. A odontóloga Ivana Teixeira Andrade foi promovida a coronel aos 56 anos, após 32 anos de carreira, em decisão publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (4).
Integrante do Quadro de Oficiais de Saúde (QOS), Ivana ingressou na PM ainda jovem, aos 24 anos, logo após se formar em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Diferentemente da maioria dos oficiais que chegam ao topo da hierarquia, sua trajetória foi construída na área da saúde, passando do atendimento clínico à gestão da Odontoclínica da corporação.
Ao longo da carreira, a agora coronel acumulou funções administrativas, reconhecimento interno e diversas condecorações, como a Medalha Marechal Argolo, a Medalha Três Marias e honrarias pelos 10, 20 e 30 anos de serviços prestados. Para alcançar o posto máximo, também concluiu o Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM), requisito obrigatório para acesso ao alto escalão.
Após a promoção, Ivana destacou o peso simbólico da conquista e os desafios enfrentados pelas mulheres na carreira militar, especialmente na conciliação entre a vida profissional e pessoal.
“Antes de tudo quero dizer que eu sou fã de todas as minhas colegas policiais militares e que eu as admiro profundamente. Nós temos uma vida muito cheia de atividades, porque nós somos esposas, mães, filhas, e quando a gente volta para casa, a gente tem que lidar com toda essa situação. Aí que está a grande dificuldade da mulher e também a força, porque eu acho que a mulher é resiliente e ela consegue lidar com tudo isso. Eu me sinto honrada de estar aqui neste lugar, ocupando esse espaço, e espero em breve que muitas mulheres estejam aqui”, afirmou.
A promoção ocorre em um momento de mudanças estruturais na corporação. Desde 2025, mulheres passaram a ter acesso às vagas operacionais da PM em igualdade de condições com os homens, após adequações feitas com base em entendimento do Supremo Tribunal Federal. Na mesma relação de promoções, outras 11 mulheres chegaram ao posto de tenente-coronel, ampliando a presença feminina nos cargos de comando da Polícia Militar da Bahia.

PM BAHIA









Sem Comentários!
Não há comentários, mas você pode ser o primeiro a comentar.