(CÂMARA DE ILHÉUS – PAUTA SESSÃO ORDINÁRIA DESTA TERÇA-FEIRA, DIA 08 DE OUTUBRO DE 2024). O vereador ilheense Ederjúnior (republicanos), protocolou requerimento no legislativo propondo a implantação no município do Banco de Leite Humano. Programa importantíssimo do Ministério da Saúde e, que decerto vai sanar carências que ocorrem na cidade.

doação de leite materno é fundamental para ampliar as chances de recuperação de bebês prematuros e/ou de baixo peso que estão internados em UTIs neonatais, além de proporcionar um desenvolvimento mais saudável por toda a vida. Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Basta ser saudável e não tomar medicamentos que interfiram na amamentação. Qualquer quantidade de leite humano doado pode ajudar os bebês internados, que, a depender de seu peso e condições clínicas, podem precisar de apenas 1ml a cada refeição. O leite materno doado passa por um processo rigoroso que envolve análise, pasteurização e controle de qualidade antes de ser distribuído.

Como doar leite materno | ComMadre

 

Outra proposição importante é REQUERIMENTO que solicita a implantação do Programa Federal  ‘Cozinha Solidária’ do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Segundo Ederjúnior, “A ação deste programa em Ilhéus será feita a partir de três modalidades: apoio com doação de alimentos in natura e minimamente processados, diretamente entregues pelo PAA; oferta de refeições por meio de entidades gestoras e apoio à formação e capacitação dos colaboradores e parceiros. É uma iniciativa interessante do governo federal que, com certeza será importantíssimo em nosso município em favor das famílias mais precisadas”, afirma.

Prato de comida brasileira saudável com frango grelhado, feijão, farinha de  arroz e salada de legumes | Foto Premium