A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem promovido importantes avanços na rede de atendimento, tanto na Atenção Básica quanto na Média e Alta Complexidade.
“As ações incluem ampliação de serviços, melhorias na infraestrutura, capacitação de profissionais e conquista de novos investimentos que fortalecem a saúde pública do município”, explicou a Secretaria de Saúde, Sonilda Mello.
Na Atenção Básica, os destaques são a ampliação da sala de vacinação, a implantação de equipe itinerante de vacinas e de atendimento em comunidades rurais como Lagoa Encantada, Castelo Novo, Banco Central, Vila Cachoeira, São José, Sambaituba, Aritaguá e Banco do Pedro. Também houve redistribuição da carga horária médica, garantindo clínicos e pediatras em unidades que antes não contavam com esses profissionais, como São Miguel, Juerana, Tulha, Ilhéus II, Novo Ilhéus, Sambaituba, Aritaguá e Olivença.
A Diretora da Atenção Básica, Rosany Mello, disse que: “outros avanços incluem a reabertura de unidades em Vila Cachoeira, Lagoa Encantada e Santo Antônio; a coleta de exames laboratoriais nas unidades; e o funcionamento da Unidade de Saúde Euller Ázaro, no Teotônio Vilela, até às 22h de segunda a sexta. Ampliamos os turnos de atendimento odontológico nas unidades de saúde, garantindo mais acesso e qualidade no cuidado com a saúde bucal. Até o início do segundo semestre, já foram entregues quase 500 próteses dentárias à população. A capacitação das equipes também foi prioridade, com treinamentos em áreas estratégicas como pré-natal de alto risco, redução da sífilis, coqueluche e mutirões oftalmológicos, além do fortalecimento de parcerias, como o convênio com a UESC para o Programa de Residência Multiprofissional”, concluiu.
De acordo com a Diretora da Média e Alta Complexidade do município, Sheila Mello, na MAC de Ilhéus o SAMU 192 voltou a funcionar plenamente, após a recuperação do número oficial de emergência. O serviço recebeu capacitação com Projeto ANGELS, uma iniciativa nacional que une em Ilhéus as redes SAMU, Unidades Básicas de Saúde do município e o Hospital Costa do Cacau. O objetivo principal é garantir maior agilidade e facilitação no atendimento a pacientes com AVC e infarto, condições que apresentam altas taxas de óbito e sequelas. Com essa ação, espera-se reduzir significativamente os índices de mortalidade e complicações decorrentes dessas patologias. No SAMU foi regularizado o emplacamento de três ambulâncias que estavam inativas. Além disso o SAMU foi contemplado pelo PAC 2025 com três novas unidades: duas básicas e uma avançada.
Na UPA 24 horas da Avenida Esperança, foi implantado o laboratório 24h, reduzindo o tempo de resposta nos atendimentos. A unidade se destacou como a primeira colocada em vigilância de vírus respiratórios entre as unidades sentinelas por várias semanas. O serviço se prepara agora para ampliar a assistência com a abertura da sala de raio-X 24h e, em breve, com o atendimento de ortopedia pediátrica.
O Pronto Atendimento (PA) da Zona Sul, localizado no Hernani Sá, também foi reformado e continua em funcionamento enquanto é construída a nova unidade, em espaço mais amplo e seguro, que terá serviços ampliados, incluindo o atendimento pediátrico.
Além disso, houve reforço na rede de saúde mental: o CAPS Infantil passou a contar com mais um psiquiatra infantil, ampliando o cuidado às crianças e adolescentes.
“Esses avanços representam o compromisso da gestão municipal em oferecer serviços de saúde mais acessíveis, resolutivos e humanizados para toda a população de Ilhéus”, comentou Sheila Mello.
por ASCOM SESAU
Sem Comentários!
Não há comentários, mas você pode ser o primeiro a comentar.