A Câmara Municipal de Ilhéus homenageou na tarde da última quarta-feira (31) as escolas da rede pública municipal que alcançaram meta do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), estabelecida pelo INEP Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira para o ano de 2017.

No ato que aconteceu durante sessão ordinária, a direção das 14 instituições escolares melhor posicionadas na avaliação do INEP foi agraciada com a entrega de Moções de Congratulação e Aplausos.

De acordo com o vereador Pastor Matos (PSD), propositor da honraria, a iniciativa parte da necessidade de se reconhecer o brilhante trabalho desenvolvido pelas equipes escolares e incentivar a elevação da qualidade do ensino básico municipal.

Os melhores resultados foram obtidos pelas Escolas Marianne Eckes, Gisélia Soares, da Barra de Itaípe, de Inema, do Iguape, do Salobrinho (atual Professora Jardelina), Dom Valfredo Tepe, Nelson de Oliveira, Pequeno Davi, Pinóquio, Vovô Isaac e CAIC.

O IDEB foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no censo escolar, e das médias de desempenho nas avaliações da Prova Brasil.

Em Ilhéus, desde 2015 a evolução do IDEB nos anos iniciais do ensino fundamental segue uma linha ascendente. Novamente, em 2017, alcançou a meta projetada.