A professora de Salvador, Maria Aline Duque, teve uma trompa e parte do intestino retirados, e precisou refazer as vias urinárias, por causa de uma infecção causada por um pedaço de gaze que foi esquecido dentro dela, durante uma cirurgia. Segundo Aline, o problema começou logo depois do parto dela, ocorrido em julho de 2015, feito por cesariana.

Desde que deu à luz, há sete meses, a professora não pôde mais trabalhar e mal pode cuidar da filha. Ela conta que, logo após a cesária, começou a sentir cansaço, diarreia e forte dores na barriga, que a fizeram procurar um hospital. Na radiografia, foi identificado um corpo estranho, identificado como uma compressa de gaze.

A família já gastou R$ 25 mil com a cirurgia para retirar a gaze e, com isso, curar Aline. “Além da questão financeira, isso envolve muito mais a questão moral, porque ela não pôde trabalhar enquanto isso, inclusive teve que deixar de amamentar”, disse a advogada Luiza Andrade.

O parto de Aline foi realizado na Maternidade José Maria de Magalhães Neto, localizada no bairro do Pau Miúdo, na capital baiana. O nome do médico que fez o parto não foi revelado. Carlos Amaral, o diretor da unidade, disse que nenhuma investigação foi feita para saber se existiu erro médico, porque não houve uma denúncia da família. A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) informou por meio de nota que vai abrir uma sindicância para apurar o caso e prestará assistência médica à paciente. Informações do G1.