A Operação Ilhéus em Ação – Cidade de Todos, entrou em sua segunda fase, que consiste em trabalhos de recuperação de ruas, operação tapa-buracos e de melhorias nos sistemas de iluminação pública e drenagem pluvial. Nesse sentido, a iniciativa já beneficia a Avenida Soares Lopes, no centro, nos bairros Conquista, Pontal e São Francisco. Em todas as frentes de trabalho atuam cerca de 50 trabalhadores.

Segundo o vice-prefeito e coordenador dos trabalhos, Carlos Machado (Cacá), a operação realiza a recuperação do calçamento em paralelepípedos na Rua Carneiro da Rocha, na Conquista, na Rua Jacarandá, no São Francisco, e numa das artérias da Rua Treze de Maio, no Pontal. “Nesses locais, as pedras que compõem as ruas estavam bastante deterioradas, e, por determinação do prefeito Jabes Ribeiro, iniciamos essa ação para melhorar o acesso, principalmente de veículos”.

Também nos bairros São Francisco e Pontal, equipes trabalham na desobstrução da rede de drenagem de águas pluviais e substituindo manilhas danificadas. Já na Avenida Soares Lopes, a Operação Ilhéus em Ação opera com dois serviços. Segundo o superintendente de Obras do município, Derneval Furtunato, homens e máquinas trabalham com a recomposição do asfalto, já produzido pela usina adquirida pela Prefeitura em 2014. No local, também é feita a desobstrução da rede de águas pluviais, para amenizar os alagamentos que se formam em períodos de chuva.

Para Furtunato, o início do funcionamento da usina asfáltica vai permitir realizar a melhoria em vários pontos da cidade. “Com a usina do município funcionando plenamente, os custos desse serviço caem bastante, permitindo levar esse serviço a diversas vias da cidade, melhorando o tráfego e evitando a presença de buracos”, enfatiza o superintendente de Obras.

Ações – Depois de atuar na zona sul de Ilhéus, com a retirada de entulho e lixo, recuperação da rede pluvial de águas e do sistema de iluminação pública, a operação agora se concentra na zona dois, que representa bairros como Conquista, Basílio, Cidade Nova, Malhado. O vice-prefeito Carlos Machado enfatiza que a chegada dos trabalhos à zona dois não significa que a operação foi encerrada na zona sul. “Continuamos a trabalhar lá. Como já fizemos a parte pesada do serviço, agora estamos realizando manutenção para que a região continue mais limpa, contando sempre com a ajuda da comunidade”.