Nesta segunda-feira, dia 31, acontece em Ibicaraí a 1ª Conferência de Vigilância em Saúde, com o tema “Direito, Conquistas e Defesa de uma saúde de qualidade”, e a 4ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema: “Construindo um SUS de qualidade”. O evento, que é promovido pela Prefeitura de Ibicaraí, por meio da Secretaria de Saúde, e pelo Conselho Municipal de Saúde, acontecerá no C-40, a partir das 13h.

Serão discutidos os seguintes eixos: Vigilância, Proteção e Promoção da Saúde; Atenção Integral à Saúde; Gestão do Trabalho e Educação na Saúde; Participação e Controle social; Planejamento, gestão de recursos e instrumentos de gestão; Rede e Processo Regulatório em Saúde; Assistência Farmacêutica; Lugar da Vigilância em Saúde no SUS; Vigilância em saúde participativa e democrática para enfrentamento das iniquidades sociais em saúde.

A 1ª Conferência de Vigilância em Saúde vai elencar ações para intervenções que reduzam riscos e promovam a saúde nos territórios, articulando-se às Redes de Atenção à Saúde. Esta função essencial do SUS tem sido chamada a orientar sua ação considerando os complexos fenômenos econômicos, ambientais, sociais e biológicos, que determinam o nível e a qualidade da saúde da população de Ibicaraí, visando controlar e reduzir riscos.

Já por meio da Conferência Municipal de Saúde é possível avaliar a situação de saúde do município e propor diretrizes para a formulação da política de saúde. A Lei 8.142/90 recomenda a realização da Conferência Municipal no 1º ano de Governo, para realizar diagnóstico municipal que irá subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde – PMS.