Afinal, o Dia do Radialista é 21 de setembro ou 07 de novembro?
O Dia do Radialista causa confusão em muitas pessoas. Afinal, é celebrado no dia 21 de setembro ou no dia 7 de novembro? Historicamente, a celebração ocorre, desde os anos 40 no dia 21/09, contudo, uma lei federal assinada em 2006 transferiu para 7 de novembro o dia que homenageia os radialistas. O fato é que, com a atribuição da nova data, muitos não sabiam quando definitivamente era o dia do radialista e, então, passaram comemorar em duas datas.
A história teve início em 1943, no primeiro governo de Getúlio Vargas. O então presidente sancionou uma lei em que fixava um piso salarial, ou remuneração mínima para os profissionais da categoria. A data, 21 de setembro, passou a ser comemorada em alusão ao histórico decreto. Consta que a Rádio Nacional do Rio de Janeiro foi quem realizou as primeiras comemorações para o Dia do Radialista, ainda na década de 40. Já em 2006, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou a lei nº 11.327, que institui 7 de novembro como a data de comemoração oficial do Dia do Radialista. A mudança aconteceu em decorrência a uma homenagem ao músico e radialista Ary Barroso.
Oficialmente, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV adota o dia 07 de novembro.
A FITERT, representante dos profissionais, comemora dia 21 de setembro.
Muitos Sindicatos dos empregados adotam e comemoram as duas datas, 21 de setembro e 07 de novembro.
Segundo informações de Elias Reis, ex-presidente do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus, desde 2006 o STERT-ILHÉUS passou a adotar o dia 07 de novembro.
Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos
LEI Nº 11.327, DE 24 DE JULHO DE 2006.
Institui o Dia do Radialista. |
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Fica instituído, no calendário das efemérides nacionais, o Dia do Radialista, a ser comemorado no dia 7 de novembro, data natalícia do compositor, músico e radialista Ary Barroso.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 24 de julho de 2006; 185º da Independência e 118º da República.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
João Luiz Silva Ferreira
OU 21 DE SETEMBRO OU 07 DE NOVEMBRO, NÃO IMPORTA.
PARABÉNS DOBRADO AOS RADIALISTAS!
Sem Comentários!
Não há comentários, mas você pode ser o primeiro a comentar.