Na última terça-feira (30), o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI) se reuniu com o prefeito de Ilhéus, Valderico Junior, para alinhar os próximos passos e celebrar a conquista do Selo Prata, na categoria Ecossistema de Inovação, concedido pelo evento Connected Smart Cities (CSC), realizado em São Paulo.

Ilhéus foi representada na entrega pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Ganem.

O objetivo do encontro foi definir prioridades e construir um planejamento estratégico para consolidar Ilhéus como referência em cidade inovadora.

Entre os principais pontos discutidos estiveram a atração de investimentos por meio da efetivação da legislação municipal de inovação, a implantação da GIGASUL, fundamental para a modernização dos serviços públicos e infraestrutura tecnológica, e o fortalecimento da Tríplice Hélice (Governo, Academia e Iniciativa Privada), com destaque para a integração da UESC, IFBA e demais instituições de pesquisa ao desenvolvimento de políticas públicas.

O CMCTI também propôs a realização de reuniões trimestrais com o Executivo Municipal, assegurando o acompanhamento de indicadores e a execução das metas estabelecidas, reafirmando o compromisso da gestão em acelerar a evolução de Ilhéus.

A iniciativa fortalece o posicionamento de Ilhéus no cenário nacional, e amplia a geração de oportunidades, ao promover inclusão tecnológica e criar condições para um desenvolvimento sustentável e inteligente.

por Sucom